Corrupção no setor privado prejudica sociedade e custa bilhões para as empresas. É o que demonstra o novo relatório da Transparência Internacional, que teve sua versão em português apresentada no Seminário da Abracci, em Brasília.
De acordo com o relatório, a corrupção no setor privado, resultante de suborno, cartéis empresariais e influência indevida sobre a política pública custa bilhões e obstrui o caminho para um crescimento econômico sustentável. O lançamento da versão em português do Global Corruption Report 2009 (GCR), com o título Relatório Global de Corrupção 2009: a Corrupção e o Setor Privado, aconteceu no dia 9 de dezembro, durante o seminário da Abracci “Superando a Cultura da Corrupção”, em Brasília.
O material mostra como as práticas corruptas constituem uma força destrutiva que prejudica a concorrência leal, sufoca o crescimento econômico e prejudica a própria empresa. Nos últimos dois anos, as empresas tiveram que pagar bilhões em multas devido a práticas corruptas.
Apenas em países em desenvolvimento, empresas em conluio com políticos corruptos e funcionários do governo têm fornecido suborno estimado em até 40 bilhões de euros anuais, de acordo com o GCR. E o custo estende-se a uma perda de confiança entre os clientes, bem como entre parceiros de negócio.
A pesquisa mostra também que metade dos executivos de negócios internacionais consultados estima que a corrupção aumente os custos de projetos em pelo menos 10%. Em última análise, são os cidadãos que pagam: os consumidores ao redor do mundo pagam aproximadamente 300 bilhões de dólares a mais em produtos, por conta de quase 300 cartéis internacionais descobertos entre 1990 a 2005.
Entretanto, integridade corporativa é muito mais do que ganhos sustentáveis ou retornos sobre investimentos. Desde a escassez de água a condições de trabalho exploradoras, medicamentos inseguros ou construções ilegais, a corrupção pode trazer danos irreversíveis à sociedade como um todo. “Por isso, o setor privado tem um papel crucial a desempenhar, operando com transparência e responsabilidade. O caso da Bovespa é citado no relatório como exemplo de boas práticas nesse sentido”, afirma Caio Magri, assessor de políticas públicas do Instituto Ethos, respondendo também pela secretaria executiva da Abracci.
Para acessar a íntegra do relatório, clique aqui.
Sobre o Relatório Global de Corrupção: No Relatório Global de Corrupção 2009, da Transparency International, especialistas do mundo todo examinam as conseqüências da corrupção. A edição deste ano enfoca especificamente a questão da corrupção no setor privado. O relatório foi traduzido para o português e lançado no Brasil com apoio da Fundação AVINA e do Instituto Ethos.
Sobre a Abracci: A Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci) teve início em 2009 e congrega um conjunto de organizações da sociedade civil no intuito de provocar uma forte tomada de consciência por parte da sociedade como um todo, promovendo práticas de combate à corrupção e à impunidade.
Fonte: ABRACCI - http://abracci.ning.com/forum/topic/show?id=3429899%3ATopic%3A1660&xgs=1&xg_source=msg_share_topic
__
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Prezados Srs.
ResponderExcluirPrimeiramente, gostaria de parabeniza-los pela iniciativa de filtrar moralmente os futuros governates de nossa nação, embora haja muita resistência por parte dos congressistas e politicos no geral,nossa união é ..."PALAVRA FINAL"... NESSA LUTA CONTRA OS CORRUPTOS QUE MANCHAM A DIGNIDADE DO POVO BRASILEIRO.
GOSTARIA DE RECEBER POR E-MAIL O NOME DOS POLÍTICOS E SEUS PARTIDOS QUE IRÃO PARTICIPAR DAS PROXIMAS ELEIÇÕES E QUE DE ALGUM MODO ESTEVE ..."ENVOLVIDO"... EM ATOS DE CORRUPÇÃO,VOTO NO ESTADO DE SÃO PAULO E GOSTARIA DE FILTRAR MINHAS ESCOLHAS, MEU INTERESSE É POR CANDIDATOS A: DEPUTADO ESTADUAL(SP); DEPULTADO FEDERAL, GOVERNADO(SP)E PRINCIPALMETE OS CANDIDATOS A PRESIDENCIA, A CANDIDATA DILMA PODE EXCLUIR, POIS O PT NÃO É CONFIAVEL, EMBORA LULA FEZ UM BOM TRABALHO NA SUA GESTÃO, NÃO ENGOLI O VALÉRIODULTO E HÁ MUITA COISA ESCONDIDA NA VIDA POLITICA DESTA CANDIDATA AO MEU VER...(NÃO CONFIO)
desde já, confio na integridade e honestidade deste movimeto e seus idealizadores.
Agradeço e espero a lista.
JULIANO ROCHA
julianoprocha@hotmail.com
..."POR UM BRASIL MELHOR"...