sábado, 13 de junho de 2009

Memória da coleta no lançamento do Compêndio de Indicadores de Sustentabilidade das Nações - 2/06/09

No dia 2 de junho, p.p., no anfiteatro da FGV, foi lançando o Compêndio de Indicadores de Sustentabilidade das Nações. Sua idealizadora e organizadora, Anne Louette, convidou o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) a coletar assinaturas para apresentar no Congresso Nacional a iniciativa popular de lei conhecida por "Ficha Limpa".

Após a explicação em plenário do objetivo da coleta de assinaturas, muitos participantes - mais de 150 eleitores - procuraram os responsáveis pela coleta para dar sua adesão.

Luiz Antonio de Souza Amaral

**

Conseguirmos coletar no dia 2/6 no lançamento do livro na FGV assinaturas da Campanha Ficha Limpa em 16 folhas completas. E muitos participantes levaram folhas para coletar em casa, faculdades, colégios, no trabalho, comunidades etc.

O que motivou muito foi que a organizadora do evento Profª Anne enviou e-mails antes do evento para todos os participantes informando que haveria a coleta de assinaturas e pediu a todos que levassem o nº do título de eleitor e no início do evento no auditório o Prof. Luis Antonio falou sobre a Campanha e distribuiu com a ajuda do Sr. Raymundo as folhas para os participantes. Então nos intervalos muitos foram espontaneamente assinar no nosso espaço da coleta para a Campanha Ficha Limpa. E quando alguém passava nós falávamos sobre a campanha na hora era aceito pois já sabiam. Foi muito bom.

Abraços
Inez Mariza

Instituto Ethos promove coleta de assinaturas durante conferência internacional

O Instituto Ethos terá um posto de coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa durante a Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social, que ocorrerá em São Paulo de 15 a 18 de junho.

Ele é uma das 41 organizações que compõem o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Mais informações sobre o evento: www.ethos.org.br/ci2009

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Memória da coleta de assinaturas na Feira da Pompéia - 17/05/09

Convidados pelo Edson Lima, produtor cultural responsável pelo projeto O Autor na Praça - Espaço Plínio Marcos e colaborador da Campanha Ficha Limpa, Caci e Luiz Antonio de Souza Amaral enfrentaram as ladeiras do bairro e foram coletar assinaturas na já tradicional Feira da Pompéia, dia 17 de maio último.

Além de encontrar conhecidos de longa data e amigos, durante duas horas eles coletaram 60 assinaturas e distribuíram folhas com o abaixo-assinado para os que se dispuseram a atuar como voluntários. "Todos e todas que tomam conhecimento do projeto de lei são unânimes em considerar sua absoluta importância e querem participar", diz Caci Amaral.

Agradecemos ao Edson, que diponibiliza o Espaço Plínio Marcos como um local permanente de coleta da Campanha Ficha Limpa (aos sábados, na feira da Praça Benedito Calixto).

Veja abaixo fotos da coleta, por Michelle Trombelli.




Voluntários para coletas na cidade de São Paulo, em junho e julho

Temos programados dois mutirões para coleta de assinaturas: um no Conjunto Nacional (Av. Paulista, entre as ruas Pe. João Manoel e Augusta), de 22 a 26 de junho, das 9h às 19h; outro, na Central de Concursos (Unidade Centro, na R. Barão de Itapetininga 163), de 6 a 11 de julho, das 10h às 11h 30 e das 20h às 21h 30. Estamos precisando de voluntários para ambos.

Quem tiver interesse em colaborar, tanto participando das coletas quanto divulgando esta informação a novos possíveis colaboradores, agradecemos. Estas ações são fundamentais para dar visibilidade à Campanha Ficha Limpa, coletar assinaturas e obter o apoio de novos colaboradores.

Toda a ajuda é necessária, já que no momento da coleta é essencial acompanhar o preenchimento dos formulários de inscrição com bastante atenção, pois do contrário a adesão corre o risco de ser anulada.

Aos interessados: por favor, entrem em contato conosco indicando sua disponibilidade de dia e horário.

Estamos chegando às 800 mil assinaturas em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular Vida Pregressa dos Candidatos; faltam 500 mil. É com a força do coletivo que conseguiremos chegar lá - e vamos chegar!

Abraços e obrigada,

Caci Amaral e Renata Celani
Comitê 9840 Estadual - São Paulo
Campanha Ficha Limpa - MCCE
campanhafichalimpasp@uol.com.br
(11) 3022 6821 . 3022 9485 . 9157 2634

terça-feira, 9 de junho de 2009

Artigo: Campanha da ficha limpa – perspectivas e mal-entendidos

CAMPANHA DA FICHA LIMPA - PERSPECTIVAS E MAL-ENTENDIDOS

Chico Whitaker

Se há um tema que parece ter uma unanimidade nacional é o da necessidade de uma reforma política. Que faça com que nossos representantes políticos sejam pessoas comprometidas efetivamente com os anseios de seus representados. Mas pouco se consegue fazer, esvaziando-se sempre mil e uma tentativas de aperfeiçoar as regras do nosso sistema democrático.

O lugar em que essas tentativas encontram a resistência definitiva é exatamente o Congresso Nacional, a quem cabe decidir sobre o que mudar. Ora, pesquisas de opinião indicam recorrentemente que uma das instituições com menor credibilidade em nosso país é exatamente o Congresso, junto com os demais parlamentos, desde os municipais. A imagem que o povo tem dos legislativos é que neles está aninhado efetivamente um número demasiado grande de oportunistas defendendo seus próprios interesses. Ou, em outras palavras, de “picaretas”, como ousou dizer nosso Presidente Lula, nos memoráveis tempos em que lutava contra as mazelas de nosso sistema político. Antes de – para a desilusão de tantos que tinham esperança no bom uso do poder que lhe foi entregue - ter que ceder pragmaticamente ao “realismo político” para obter a chamada “governabilidade”.

Fecha-se com isso o circulo: para termos representantes políticos capazes de atender à necessidade da reforma política pela qual os cidadãos anseiam, precisamos do voto exatamente daqueles para os quais uma reforma política não convém. É como se lhes pedíssemos que dessem uma série de tiros nos próprios pés esperando que eles galhardamente o fizessem...

Como sair desse impasse? Uma lógica indutiva primária nos indicaria que para podermos realizar uma reforma política pra valer precisamos melhorar a qualidade dos nossos representantes no Congresso, diminuindo o numero dos oportunistas e aumentando o número dos que querem ser efetivamente “representantes” políticos. É quase uma condição “sine qua non”. Elementar, meu caro Watson, diria Sherlock Holmes, o famoso detetive inglês.

Uma tal melhora é absolutamente necessária, quando não urgente, também porque não se trata somente de tornar possível realizar a reforma política, mas de dispor de representantes capazes de votar com seriedade uma grande quantidade de matérias nas quais estão em jogo as condições de vida dos brasileiros, a justiça, o futuro do nosso país.

Sabemos que o poder político está nas mãos do Poder Legislativo, encarregado de autorizar ou determinar tudo que o Poder Executivo queira ou deva fazer, alem de fiscalizá-lo permanentemente, em nome de toda a sociedade. Cabe também ao Legislativo fornecer ao Poder Judiciário...

Leia o artigo na íntegra em: http://docs.google.com/View?id=dgx3c728_107ptbx8cgk

De A Tribuna Online: Ficha Limpa: região já coletou 4 mil assinaturas

Sábado, 6 de Junho de 2009, 19:16

De A Tribuna On-line

Fórum da Cidadania já coletou 4 mil assinaturas de eleitores da Baixada Santista que aderiram à campanha em prol do projeto de lei ficha limpa dos candidatos, que está em tramitação no Congresso Nacional. O projeto em questão estabelece a proibição de candidaturas de pessoas com problemas com a Justiça pelos mais variados motivos, como homicídio, tráfico, violência sexual ou desvio de recursos públicos.

Levantamento feio pelo Comitê Nacional do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) mostra que entre os anos de 2000 e 2007, 623 políticos foram cassados, entre governadores, vice-governadores.

Para ser levado em votação, o movimento precisa coletar 1,3 milhão de assinaturas. Até o momento, já foram registradas cerca de 800 mil.

A campanha está sendo desenvolvida também na Estação da Cidadania, quer fica na Avenida Ana Costa, 240, em Santos, no prédio da antiga Estação Sorocabana, de segunda a sexta-feira, das 14 às 21 horas. O telefone para informações é 3221-2034.

Fonte: http://atribunadigital.globo.com/bn_conteudo.asp?cod=416414&opr=103