quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Campanha Ficha Limpa coleta assinaturas no Fórum Social Mundial

Ontem (28), em apenas uma hora de coleta, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) coletou 300 assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular que impede a candidatura de políticos em débito com a Justiça. A Campanha Ficha Limpa recebeu apoio dos participantes do evento nos dois postos de coleta na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) no primeiro dia de atividades da Campanha no Fórum Social Mundial 2009. Dezenas de formulários foram distribuídos durante a ação.

Nesta quinta-feira, dia 29/01, a Campanha Ficha Limpa, do MCCE, continua a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos no Fórum Social Mundial 2009. A Campanha está com duas bancas montadas em cada Universidade, na UFRA e na Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao todo quatro pontos fixos. O stand da Feira da Economia Popular Solidária, na UFPA, também está coletando assinaturas. Além dos postos, militantes circulam pelas duas universidades fazendo a coleta.

Muitas pessoas que passaram ontem (28/01) nos postos montados na UFRA, além de assinar o PL, levaram formulários para coletar assinaturas em suas cidades. Grande parte das pessoas que chegava aos postos de coleta já conheciam a Campanha e pediam para assinar. Com boa receptividade entre os participantes, o FSM está sendo um espaço importante...

Fonte: MCCE
Leia o release na íntegra em: http://www.mcce.org.br/noticias/not583.htm

Segunda coleta no Conjunto Nacional: em três dias, 1.330 assinaturas

Na segunda-feira foram 450 assinaturas; na terça, 490, e ontem coletamos 390. Somando os três dias de coleta, já obtivemos 1.330 assinaturas.

O resultado está muito bom; novamente parabéns a todas e todos os que estão envolvidos nesta coleta - com muita vontade, responsabilidade e pontualidade, muitas vezes ficando para ajudar após o horário pré-programado na escala de voluntários.

Em função do sucesso desta coleta, novas idéias surgiram: coleta na frente da USP e na UNIP da Barra Funda, no clube Espéria e na rodoviária Tietê. Muito bom; precisamos trabalhar na perspectiva de viabilizar estas novas ações. Quem tiver interesse em auxiliar, seja como voluntário num posto, seja ajudando a intermediar o contato com estas instituições, entre em contato conosco através do e-mail campanhafichalimpasp@uol.com.br.


Um grande abraço e vamos em frente,

Renata Celani
Pela equipe de divulgação/mobilização
Campanha Ficha Limpa SP

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Atuação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral é destacada por juiz do TRE-MG

Por: Tribunal Superior Eleitoral
Data de Publicação: 27 de janeiro de 2009


Após a abertura da sessão Plenária dessa segunda-feira, dia 26, o juiz Antônio Ribeiro Romanelli citou o trabalho do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em favor da coleta de assinaturas para um projeto de lei de iniciativa popular, através do qual se pretendem criar novos casos de inelegibilidade.

A chamada Campanha "Ficha Limpa" tem a intenção, por meio do projeto de lei, de impedir a candidatura de pessoas condenadas por crimes graves, dentre eles a improbidade administrativa.

O projeto também pretende mudanças quanto ao foro privilegiado a que atualmente tem direito a classe política, propondo que a inelegibilidade decorra já a partir do recebimento da denúncia. É que, pela Constituição, muitos dos processos que envolvem políticos podem ser suspensos por decisão do Parlamento. Outra mudança proposta pelo projeto de lei de iniciativa popular se refere às denúncias criminais contra candidatos a cargos políticos, as quais poderão vir a ser recebidas por um tribunal formado por diversas pessoas, a fim de garantir ainda mais que o processo seja iniciado com base em alegações fundamentadas e embasadas em provas.

Ao citar a Campanha "Ficha Limpa" e destacar a importância da iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o juiz Antônio Romanelli enfatizou a necessidade de participação de todos os cidadãos na luta contra a corrupção eleitoral. O juiz do TRE lembrou, ainda, que, para participar da campanha do MCCE, é necessário imprimir o formulário de assinatura, assinando e registrando o número do título de eleitor no documento.

Após preenchido segundo as orientações, o formulário deve ser enviado ao seguinte endereço: SAS, Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1.º andar - Brasília/DF - CEP 70.438-900.

Mais informações sobre a Campanha "Ficha Limpa" e sobre o projeto de lei de iniciativa popular podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.lei9840.org.br/iniciativapopular.htm.


Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
Matéria publicada no site Direito 2: http://www.direito2.com.br/tse/2009/jan/27/atuacao-do-movimento-de-combate-a-corrupcao-eleitoral-e-destacada

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Segunda coleta no Conjunto Nacional: 450 assinaturas no primeiro dia

Pessoal,

Ontem, no primeiro dia da coleta de assinaturas no Conjunto Nacional, conseguimos obter 450 assinaturas. Levando-se em conta que parte de São Paulo ainda está em férias e é a segunda vez que realizamos uma coleta no mesmo local, o resultado é muito positivo.

Além dos voluntários 'de prancheta', que apresentaram ao longo do dia a Campanha Ficha Limpa aos passantes de forma literalmente incansável, na parte da tarde duas clowns ajudaram muito na animação da coleta.

Parabéns a todos os que estiveram presentes.

Na quinta-feira (29/01) teremos, na parte da manhã, novamente a graça de duas palhaças; e durante o dia o cineasta Julio Calasso estará gravando imagens e realizando entrevistas, dando início à gravação de um documentário sobre a Campanha Ficha Limpa.

Vamos em frente.

Um abraço,

Renata Celani
Pela equipe de divulgação/mobilização
Campanha Ficha Limpa SP

MCCE coleta assinaturas para a Campanha Ficha Limpa no Fórum Social Mundial em Belém (PA)

De 27/01 a 01/02, acontecerá em Belém, no Pará, a 9ª edição do Fórum Social Mundial (FSM). O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) estará presente no evento. O objetivo é realizar uma ampla coleta de assinaturas e promover a oficina “Como combater a corrupção eleitoral”.

A Campanha Ficha Limpa, do MCCE, que já recebeu mais de meio milhão de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos, realizará ampla coleta de assinaturas durante o Fórum Social Mundial, em Belém, no Pará. Representantes do Comitê Nacional do Movimento e dos comitês municipais e estaduais – chamados Comitês 9840 – participarão das atividades do Fórum e da oficina “Como combater a corrupção eleitoral”, promovida pelo MCCE.

A oficina será no dia 30/01, das 14:30h às 18:30h, na UFPA Profissional, Pavilhão HP, Sala HP 02. A primeira parte da oficina tratará da Lei 9840 e do trabalho do MCCE. No segundo momento, os participantes aprenderão, passo a passo, como combater a corrupção eleitoral. Integrantes de Comitês 9840 farão um breve relato sobre suas experiências com a Lei 9840.

Por último, a oficina tratará da nova campanha do MCCE em 2009, “Corrupção Eleitoral e Saúde”, destacando como o problema da corrupção eleitoral pode afetar as ações de Saúde no país. Ao final de cada exposição, haverá espaço para debate...

Fonte: MCCE
Leia o release na íntegra em:
http://www.mcce.org.br/noticias/not582.htm

Comitê 9840 de São Paulo coleta assinaturas para Campanha Ficha Limpa

O Comitê 9840 de São Paulo prepara mais uma ação para a Campanha Ficha Limpa. De 26 a 30/01, um posto de coleta de assinaturas será montado no Conjunto Nacional da Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. No local, os interessados em participar da Campanha Ficha Limpa também podem pegar formulários de assinatura. O Comitê 9840 convida seus integrantes para serem voluntários nessa coleta.

Em dezembro de 2008, o Comitê 9840 de São Paulo realizou a mesma ação pela coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa. Em cinco dias, foram coletadas 2.280 assinaturas. O Comitê repetirá o trabalho nos dias 26 a 30/01, no Conjunto Nacional da Avenida Paulista.

Quem passar por lá, poderá saber mais sobre a Campanha, tirar dúvidas, discutir sobre o tema e assinar o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. O Comitê de São Paulo também disponibilizará formulários de assinaturas para os interessados em coletar em casa, com os amigos, no bairro ou no trabalho.

Os integrantes do Comitê 9840 SP que quiserem atuar como voluntários no posto de coleta podem se inscrever pelo e-mail campanhafichalimpasp@uol.com.br enviando nome completo e o período em que estará presente no posto. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato com Renata Celani pelos telefones (11) 3022 9485 e 9157 2634, ou pelo e-mail acima.

Extraído do site do MCCE