sábado, 6 de setembro de 2008

Mensagem de Luciano Santos . 6/09/08

Prezados, fizemos uma coleta na praça Benedito Calixto neste sábado só para preparar para o dia 20/09, quando teremos lá o evento oficial, e coletamos em 2 horas 120 assinaturas. Era bem despretensioso mas foi muito bom, sem contar com o ambiente da praça que ajuda muito.

O Autor na Praça, espaço coordenado pelo Edson Lima, nosso parceiro, já disse que podemos nos fixar lá todos os sábados para coleta e esperamos nos organizar para tentar aproveitar, mas de qualquer forma no dia 20/09 será o grande trabalho.

Abraços Luciano

(A faixa do Chico foi fundamental, assim como a ajuda da Caci, Luiz e Cia, até minha netinha, a Maria Eduarda, de 6 meses, participou...rs)

Mensagem de Stella Whitaker . 6/09/08

Notícias de ordem prática da nossa 2ª banquinha na Avenida Paulista, em frente à Gazeta, na 6af. dia 5/9, 17h:

Novamente foi sucesso, 111 assinaturas em 2 horas. Pelo menos 3 pessoas que tinham assinado na 5a feira voltaram com o título de eleitor para completar os dados. Uma delas, a Roberta, ficou nos ajudando durante uma boa meia hora, até os pais chegarem para buscá-la e... assinarem também.

Éramos três pessoas coletando as assinaturas: Rosa Maria, Chico e eu (Stella).

A experiência desses dois dias nos mostrou que um mínimo de três pessoas é o ideal para uma banquinha. Quando Rosa chegou, aumentou nossa eficiência e deu para dar mais atenção para os que queriam conversar, sem retardar os que esperavam na fila para assinar.

Também nos pareceu importante voltar no mesmo lugar: várias pessoas nos perguntaram se voltaríamos e quando, e ficamos com a impressão que a "fidelidade" a um mesmo lugar pode dar bons frutos.

Conselho de um dos alunos que voltou com o título: montar banquinha às 13 horas, porque há grande número de alunos saindo e entrando.

Ainda um ponto importante: as fichas com notícias e instruções sobre como montar uma banca são muito úteis, sobretudo para se entregar aos que assinam, para levarem para casa, se informarem melhor e passarem adiante; porém, não funcionam quando se fica distribuindo na rua perto da banquinha. Dá impressão que as pessoas se afastam, não querem pegar papel que está sendo distribuido e não se interessam para saber o que é.

São essas as primeiras observações, além da impressão que fica, de ser um trabalho um pouco cansativo mas muito gratificante. Boas conversas, muitos cumprimentos e apenas 3 ou 4 pessoas que não quiseram assinar - num total de 250, por não acreditarem mais em eleições (2 pessoas), por estarem revoltadas com algum candidato (1 pessoa), além de um advogado, por confundir as coisas e defender o principio da presunção de inocência - que acho que todos nós defendemos - e não aceitar o princípio de precaução que está atrás desse projeto de lei.

Stella

Notícias da Campanha Ficha Limpa . N° 3

Notícias da Campanha Ficha Limpa
N° 3 . 6/09/08



Estes são os mais recentes informes da Campanha aqui em São Paulo, que está chegando ao final da 1° Mobilização Nacional de forma bem-sucedida, contando com o empenho de muita gente:

. Novos postos procuram ajudantes - Silvia Cosac (silviacosac@uol.com.br ), de São Paulo, e Carlos Alberto Castello (mcce.lei9840@terra.com.br ), de Itatiba, irão montar postos para coleta de assinaturas nesse final de semana. Eles perguntam se há pessoas disponíveis para ajudá-los.

Silvia estará no amanhã (7/09), das 11h às 14h, no Parque do Ibirapuera, próximo ao portão principal (a referência é a Av. República do Líbano). Castello estará hoje (6/09) na Praça José Bonifácio, das 8h 30 às 11h 30; amanhã ele irá para o Parque da Juventude, no mesmo horário.

. Banners bons - Fizeram sucesso os dois banners que Chico Whitaker preparou para sua banca, montada ontem e anteontem na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Gazeta, em São Paulo. Os banners foram dispostos de forma a ficar visíveis para os pedestres que vinham dos dois lados da Avenida. Quem tiver interesse em duplicá-los, Chico informa o contato da empresa que os confeccionou: Brigido - Av. Pedroso de Morais, 162, esquina com a Rua dos Pinheiros; telefones: 3032 1124 - 3814 3003 - 3812 0331 (solicitar o banner encomendado por Francisco Whitaker).

. Coleta boa - Em tempo: a banca do Chico, claro, também fez sucesso. Coletou mais de uma assinatura por minuto. Detalhe importante: Chico contou, no local, com a presença constante da esposa, Stella.

. Aplausos - Jesselei, do Comitê 9840 de Piracicaba, está participando do II Encontro de Cidadania e Controle Social na Administração Pública, em Ribeirão Bonito, promovido pela Amarribo, a associação dos amigos da cidade. Ele nos escreveu contando que o Juiz Auxiliar da Presidência do TSE, Márlon Jacinto Reis, arrancou aplausos do público durante sua palestra quando falou sobre os avanços que foram alcançados em busca de uma eleição limpa, citando a Campanha Ficha Limpa, e deu números de políticos corruptos caçados. "Tal explanação contagiou todos os participantes e a coleta começou imediatamente", diz Jesselei. "Os frutos deste fato com certeza o movimento começará a colher dentro em breve".

. Sobre o posto volante - Jesselei também contou que a idéia do posto volante, para coletar assinaturas em empresas, ainda não se concretizou por lá, e explica por que: "Por enquanto não conseguimos um aval junto ao SIMESP, que é o mais forte sindicato das indústrias de Piracicaba. Nossa luta é lenta pois, como lhe disse, aqui não existe cultura de participação popular e a mídia é chapa branca. Estamos trabalhando em vários sentidos e dentro em breve esperamos lhe ofertar mais postos de coleta".

. Campanha no Minuto da Inclusão - Tuca Munhoz, do Fórum Fraternidade e Pessoas com Deficiência, gravou em seu programa de rádio, o "Minuto da Inclusão", um spot de 1 minuto sobre a Campanha Ficha Limpa. Muito obrigada, Tuca! Para ouvir, acesse no RadioTube:

http://www.radiotube.org.br/icox.phpmdl=nucleo_duro&op=comentar&id=277&usuario=233&from=audio

. Destaque - A Campanha Ficha Limpa ganhou de presente um link no site da PUC-SP direto para este blog, além de um destaque na primeira página do site. Confira: http://www.pucsp.br/ .

. Destaque II - Por conta do link no site da PUC-SP recebemos uma mensagem entusiasmada da estudante Ana Paula Paula Piccini, que está cursando o primeiro ano de Enfermagem no campus da PUC em Sorocaba. "Achei muito interessante a iniciativa de todos vocês; a mobilização política é intrínseca para o desenvolvimento do nosso país! Estou disposta a recolher assinaturas em minha universidade. São três cursos, mais de mil alunos e tenho certeza que as pessoas poderão colaborar para a causa citada". Que bom, Ana! Os formulários para coleta de assinatura estão chegando para você.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Novos postos de coleta: Itatiba, Piracicaba, São Paulo e Taquaral

Itatiba

. Dia 6/10, das 8h 30 às 11h 30, na Praça José Bonifácio

. Dia 7/10, das 8h 30 às 11h 30, no Parque da Juventude


Piracicaba

. Loja Multi Limp - Av. Dr. Paulo de Moraes, 1433 (bairro Paulista, ao lado da agência dos correios). O posto de coleta será permanente e funcionará das 9h às 18h, de segunda a sexta- feira, e no sábado das 9h às 12h

. Rua José Ferraz de Camargo 777, bairro São Dimas. Das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira. Procurar por Rubens Caldari, presidente da Associação do Bairro São Dimas


São Paulo

. Dia 7/09, das 11h às 14h, no Parque do Ibirapuera - próximo ao portão principal (a referência é a Av. República do Líbano)


Taquaral

. Biblioteca Municipal Prof. Rogério de Toledo (Rua Central, nº 338)

Pergunta da semana

QUAL A SUA PARTICIPAÇÃO NA 1° MOBILIZAÇÃO NACIONAL DA CAMPANHA FICHA LIMPA? QUAIS AS SURPRESAS, ALEGRIAS, DIFICULDADES? QUANTAS ASSINATURAS JÁ FORAM COLETADAS?

POSTE SUAS RESPOSTAS E COMENTÁRIOS NO BLOG!

Mensagem do Chico Whitaker . Banca na Paulista . 4/09/08

A banquinha de coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa, ontem na Paulista, teve uma receptividade impressionante: em duas horas, 138 assinaturas: mais de uma por minuto!

Já quando retirei o banner na empresa que o confeccionou ("se você quer /que só pessoas com ficha limpa / possam se candidatar nas eleições / assineaqui / Projeto de lei de iniciativa popular / Movimento de combate àcorrupção eleitoral"), um cidadão que o leu perguntou imediatamente: "como faço para ajudar nessa campanha?".

Na Paulista, as pessoas liam o banner de longe e vinham direto para a mesinha dizendo: "é prá já!". Chegou até a formar filas, com a mesas suportando só dois por vez...

Estatística: em cada folha de doze, só um ou dois tinham o título de eleitor no bolso.

Resultado: mais trabalho, porque anotamos o telefone para chamar depois (até para outros estados...). E houve gente que levou várias folhas ("para bater de porta em porta no meu condomínio").

Ou seja, se mais gente for para a rua (bastam duas horas, mas muitos fazendo isso) chegamos fácil ao milhão.

Me sinto obrigado a montar de novo a banquinha nesta 6a. (das 17,30 às19,30). Quem quiser ajudar será bemvindo (na Paulista em frente à Gazeta). Mas venha com um casaco, que o vento é danado... E uma mesinha a mais, se ativer à mão...

Abraços do Chico Whitaker

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Notícias da Campanha Ficha Limpa . N° 2


Notícias da Campanha Ficha Limpa

N° 2 . 03/09/2008




Estamos exatamente no meio da 1° Mobilização Nacional. Muitas ações estão acontecendo nas cidades, bairros, paróquias, escolas e na rua, em todo o Brasil. Aqui vão algumas notícias, informes e lembretes para vocês:

. Novos postos - Além dos postos que divulgamos ontem, como parte das ações do Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro haverá um posto de coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa em São Paulo, em frente à Catedral da Sé, das 8h às 10h. Em Aparecida do Norte um posto ficará ao lado do palanque; o objetivo da Campanha Ficha Limpa será lembrado continuamente durante o ato;
. Retificação - Marina de Menezes, do Guarujá, escreveu-nos hoje, dia 3/09, informando que "o desfile cívico-militar do Guarujá não será realizado dia sete de setembro (domingo), mas sim no dia seis de setembro (sábado), no local e horário mencionado, conforme informação dada pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Guarujá". Lá a coleta de assinaturas acontecerá no começo e no final do desfile (que ocorrerá na Av. Santos Dumont), na altura das ruas Oswaldo Cruz e Silvio Fernandes Lopes (este ano o tema do desfile é Voto/Eleições);
. Posto volante - Em Piracicaba o Comitê 9840 local está organizando um posto volante, para colher assinaturas dentro de empresas;
. Coleta inteligente - Antonio Zanon, do Conselho de Leigos, conseguiu 1.051 assinaturas em da seguinte forma: ele anotou o telefone de cada pessoa que retirou formulários para coleta de assinaturas, na paróquia da Vila Alpina, em São Paulo. E cobrou a devolução com data marcada. Todas as pessoas devolveram os formulários assinados - e detalhe: ele não precisou ligar para ninguém cobrando.
. Repasse a notícia - Caci Amaral, do Comitê 9840 Estadual, está enviando via e-mail uma divulgação do blog, além do formulário da Camanha Ficha Limpa para amigos e conhecidos; em seu e-mail ela solicita que a mensagem seja replicada para outras listas, caso a pessoa considere importante. Um dos destinatários que recebeu o e-mail dela foi o cardeal Dom Odilo, que comentou sobre o blog: "Obrigado! Está interessante. Já vou pedir para passar adiante, para divulgar e espalhar a idéia".
. Boa idéia - João Batista, do Grupo de Fé e Política da Arquidiocese de Sorocaba, escreveu-nos dia 1/09 dizendo o seguinte: "vamos reivindicar junto ao juiz eleitoral autorização para coletar assinaturas no dia da eleição. O que vocês acham desta idéia? Tentar organizar as paróquias que estão estabelecidas próximo às zonas eleitorais para este mutirão...". Se o juiz eleitoral local autorizar, vá em frente, João! Vale reproduzir essa ação em outras cidades também.
. Em família - Muita gente está coletando assinaturas em condomínios, junto aos familiares, no trabalho, etc. Não listamos estes casos entre os postos para coleta de assinatura divulgados ontem porque estas ações não atingem o público em geral. Elas, porém, são tão importantes quanto todas as outras que estão acontecendo neste momento. Coletar assinaturas é preciso!
. Lembrando do título - "Há um ponto falho na nossa campanha e que precisamos corrigir. Ninguém leva consigo título de eleitor. Ora, sem isto, de que adianta assinar o abaixo assinado?", escreveu-nos Silvia Cosac, do Movimento Voto Consciente e também integrante do Comitê 9840 Estadual, no dia 27/08. "Como corrigir? Tenho colocado em minhas listas, abaixo do campo assinatura, FONE:... nos dias seguintes, vou ligando e completando. Creio importante passar esta sugestão, pois teremos muito mais êxito". E ela continua: "Como v. está pedindo por novidades, te conto: 1- 6a. feira passada falei para 6 párocos diferentes, da Diocese de S.Amaro, e dei os passos para eles lançarem a campanha em suas paróquias; 2- Acabo de ser entrevistada pela Rádio Diocesana de Caraguatatuba falando sobre o mesmo assunto e estimulando os cidadãos a montarem barracas e Comitês. Semana que vem, tb. 4a.f., às 17:30, o tema será Lei 9840. Confira no http://www.diocesecaraguatatuba.com.br/ ; 3- 6a.feira próxima, às 10 hs., irei à reunião da Cúria, a pedido de D.Fernando Figueiredo, tb.para falar sobre o Movimento e a Campanha. 4- Só na minha paróquia, aqui no Alto da Boa Vista conseguimos 400 assinaturas." Muito bom, Silvia!

E você? Como está a 1° Mobilização Nacional em sua cidade, bairro, na sua rua? Escreva-nos contando. Lembre também de enviar fotos e vídeos, para postarmos no blog da Campanha Ficha Limpa.
Abraços a tod@s e até breve,

Renata Celani

Folheto Campanha Ficha Limpa . MONTE UMA BANCA PARA COLETA DE ASSINATURAS! (frente)


Folheto Campanha Ficha Limpa . MONTE UMA BANCA PARA COLETA DE ASSINATURAS! (verso)


Imagens da reunião da Campanha Ficha Limpa na Cúria Metropolitana . 1/09/2008 . Crédito: Thaís Polato (PUC-SP)































terça-feira, 2 de setembro de 2008

Campanha Ficha Limpa organiza postos
para coleta de assinaturas em São Paulo

Objetivo é intensificar a coleta durante a Semana da Pátria, para viabilizar projeto de lei de iniciativa popular que torna inelegíveis candidatos condenados em primeira instância,
ou que tenham renunciado para fugir de cassações

Entidades que estão apoiando a Campanha Ficha Limpa em São Paulo – entre elas PUC, OAB, Cáritas Arquidiocesana, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese e A.D.I. – reuniram-se ontem (1/09) na Cúria Metropolitana e divulgaram 13 postos para coleta de assinaturas que estarão ativos durante a 1° Mobilização Nacional da Campanha, de 1 a 7 de setembro, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Guarujá, Santos e Bertioga. Piracicaba e Itatiba também deverão contar com postos.

A Campanha Ficha Limpa, iniciativa do MCCE lançada em abril deste ano, pretende levar ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos. O PL introduz novos critérios para permitir candidaturas de políticos, propondo alterações no texto da Lei Complementar nº 64/90, a chamada Lei de Inelegibilidades.

Em São Paulo, durante a semana, haverá postos de coleta em diversos locais, como igrejas, escolas e na rua. Dia 4 de setembro Chico Whitaker, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, montará uma banca na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Gazeta, das 17h às 18h. “Este é um processo de educação política extremamente importante”, diz ele. “A vida pregressa dos candidatos tornou-se debate nacional”.

Outro posto, que atende diariamente, fica no salão de beleza Tiffany (Av. Água Fria, 1.769 - bairro da Água Fria). “Não podemos só reclamar dos políticos brasileiros. Temos que cobrar deles um bom exemplo para as próximas gerações”, afirma o proprietário do salão e responsável pela iniciativa no local, José Francisco Merchiorato, que aderiu à Campanha após ouvir a notícia num programa de rádio.

A criação dos postos é voluntária e acontece em todo o Brasil. O MCCE espera aumentar significativamente o número de assinaturas coletadas nessa semana. O mais recente balanço do Movimento contabilizou 200 mil assinaturas; é necessário 1,3 milhão de assinaturas, o equivalente a 1% do eleitorado brasileiro, para poder enviar o PL ao Congresso Nacional.

Cidadãos e entidades interessados em participar da Campanha Ficha Limpa podem auxiliar na coleta de assinaturas. O formulário, bem como o projeto de lei na íntegra e materiais de divulgação da Campanha, estão disponíveis na página do MCCE: www.mcce.org.br . Quem quiser assinar o formulário de adesão deve ter em mãos o número de seu título de eleitor. A Campanha continua após a Semana da Pátria.

Veja a relação de postos de coleta:

. De 1 a 7/09, das 14h às 17h, em Bertioga: Na rua - Av. Anchieta, 1998 (em frente ao Disk Água)
. De 1 a 7/09, das 14h às 21h, em Santos: Na rua - Av. Ana Costa, 340
. De 2 a 5/09, das 8h 30 às 17h, em São Paulo: Comissão de Justiça e Paz de São Paulo – Av. Higienópolis, 890 (Higienópolis)
. De 2 a 7/09, ao longo do dia, em São Paulo: Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração – Av. Renata, 1 (Vila Formosa)
. Dia 3/09, das 9h às 14h, em Guarulhos: Na rua - Rua Dom Pedro II – Em frente à Igreja Matriz
. De 3 a 6/09, a partir das 8h, em São Paulo: Tiffany Instituto (cabeleireiro) – Av. Água Fria, 1.769 (Água Fria)
. Dia 4/09, das 9h às 17h, em São Paulo: Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação) – andar térreo . Espaço Solidário - PUC-SP – Rua Dra. Neyde Aparecida Sollito, 435 (Vila Clementino)
. Dia 4/09, das 17h às 18h, em São Paulo: Na rua - Avenida Paulista, em frente ao prédio da Gazeta (Jardim Paulista)
. Dia 6/09, das 14h às 16h, em São Paulo: Na rua - Praça Benedito Calixto – O Autor na Praça (Pinheiros)
. Dia 6/09, das 8h às 11h, em São Paulo: Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (durante as Jornadas Pastorais) – Av. Nazaré, 993 (Ipiranga)
. Dia 6/09, das 10h às 11h, em São Paulo: Centro Pastoral São José – Rua Álvaro Ramos, 366 (Próximo ao Metrô Belém)
. Dia 7/09, das 9h às 12h, em Guarulhos: Na rua - Bosque Maia
. Dia 7/09, das 9h 30 às 13h , no Guarujá: Na rua - No começo e no final do desfile de 7 de Setembro (que ocorrerá na Av. Santos Dumont), na altura das ruas Oswaldo Cruz e Silvio Fernandes Lopes (este ano o tema do desfile é Voto/Eleições)



Mais informações:

Renata Celani . Comunicação
campanhafichalimpasp@uol.com.br
(11) 3022 9485 . 9157 2634
Campanha Ficha Limpa
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
Comitê 9840 – Estadual São Paulo

Do Diário do Grande ABC . 2/09/2008

Fonte: Diário do Grande ABC
terça-feira, 2 de setembro de 2008, 08:55

Campanha coleta assinaturas para envio de projeto popular

Elaine Granconato
Especial para o Diário

A Igreja Católica do Brasil, incluindo a Diocese de Santo André - que reúne os sete municípios do Grande ABC -, integra a campanha de coleta de assinaturas em favor de projeto de lei de iniciativa popular que busca vetar candidatos condenados em primeira instância em ações de improbidade administrativa ou criminais.

A Campanha Ficha Limpa é promovida pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), que intensifica a ação nesta Semana da Pátria - até o dia 7 de setembro. Para que o projeto seja enviado à Câmara dos Deputados há necessidade de atingir um 1,3 milhão de assinaturas, o que equivale a 1% do eleitorado.

Até o momento, segundo dados do MCCE, cerca de 200 mil pessoas já assinaram. "Temos de sensibilizar a sociedade para discutir sobre a responsabilidade do voto consciente e da ética na política", afirmou Josephina Bacariça, presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, ligada à Cúria Metropolitana.

"Todo mundo critica os políticos corruptos, mas temos de fazer a nossa parte. Criar medidas concretas para limpar essa política que está aí", disse o frei franciscano Luiz Favoron, que comanda a Paróquia Santa Gema Galgani, no Jardim Ana Maria, em Santo André. Em um mês, cerca de 500 assinaturas foram coletadas na igreja, de acordo com Favoron, também coordenador da Comissão de Serviço da Diocese de Santo André. "A comissão manifesta o desejo de uma política nova", afirmou o religioso. A coleta de assinaturas na paróquia prossegue até o dia 30 de setembro.

Inelegibilidade - As assinaturas têm como objetivo alterar a Lei das Inelegibilidades, de 1990. A matéria tenta impedir a candidatura de pessoas condenadas em primeira instância por crimes graves ou com denúncia recebida pela Justiça. De acordo com o texto, essas pessoas devem ficar afastadas da política até a solução do processo.

"O discurso do ‘rouba, mas faz' mostra-se desgastado. A população está mais atenta para melhorar a qualidade dos políticos que elege", ressaltou Carmen Cecilia de Souza Amaral, da Pastoral Fé e Política, da Arquidiocese de São Paulo. Ela também é coordenadora do Comitê 9840-Estadual, cujo nome é referência à lei 9840/99, também de iniciativa popular, que proíbe a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa. Na época, as 1.039.175 assinaturas coletadas transformaram o projeto em lei. Além da igreja e do apoio das pastorais, a Campanha Ficha Limpa reúne OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil-São Paulo) e Movimento dos Promotores Democráticos, entre outras organizações.

A Diocese de Santo André é composta por 94 paróquias no Grande ABC. Os interessados devem se informar nas igrejas sobre o abaixo-assinado.

domingo, 31 de agosto de 2008

Campanha Ficha Limpa na internet

Seguem abaixo links para algumas matérias sobre a Campanha Ficha Limpa que foram veiculadas desde o início de agosto na internet, tanto em sites institucionais quanto de notícias:

Congresso em Foco . 31/08/2008
http://congressoemfoco.ig.com.br/Noticia.aspx?id=23835

Cebes . Centro Brasileiro de Estudos da Saúde . 31/08/2008
http://www.cebes.org.br/default.asp?site_Acao=MostraPagina&paginaId=187&mNoti_Acao=mostraNoticia&noticiaId=665

Última Instância . 30/08/2008
http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/55438.shtml

A Tarde . 29/08/2008
http://www.atarde.com.br/politica/noticia.jsf?id=948819

JusBrasil Notícias . 29/08/2008
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/102237/movimento-contra-corrupcao-ja-tem-114-mil-assinaturas

Estadão . 29/08/2008
http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac232953,0.htm

Conamp . 29/08/2008
http://www.conamp.org.br/index.php?a=mostra_materia_capa.php&ID_MATERIA=2645

G1 . 28/08/2008
http://g1.globo.com/Eleicoes2008/0,,MUL740124-15693,00-IGREJA+CATOLICA+INTENSIFICA+CAMPANHA+EM+SP+CONTRA+CANDIDATOS+FICHA+SUJA.html

ABONG . 28/08/2008
http://www2.abong.org.br/final/faq_pag.php?faq=19162

Cáritas Brasileira . 27/08/2008
http://www.teste.caritasbrasileira.org/noticias.php?id=359&filtro=8
Agora Cornélio . 26/08/2008
http://www.agoracornelio.com.br/noticias/exibe.php?CodNoticia=4392

Gospel Mais . 25/08/2008
http://www.gospelmais.com.br/noticias/5364/bispos-do-mato-grosso-aderem-a-campanha-da-ficha-limpa.html

JB Online . 25/08/2008
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/08/25/e250832531.html

Empresa Limpa . 25/08/2008
http://www.corrupcaosa.com.br/noticia.aspx?cod=936

AGMP . Associação Goiana do Ministério Público . 21/08/2008
http://www.agmp.org.br/fiquepordentro/noticias_exibir.php?noticia=183&PHPSESSID=d6220c42afd25c7fa6be91093d872738

JC Online . 21/08/2008
http://jc.uol.com.br/2008/08/21/not_177821.php

CONFEA . 20/08/2008
http://www.confea.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=6984&sid=10&pai=8

Conic . 20/08/2008
http://www.conic.org.br/?system=news&action=read&id=754&eid=156

CREA-PB . 20/08/2008
http://creapb1.helpdeskintegrativa.com.br/noticias.jsp?id=764

Instituto Ethos . 20/08/2008
http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3715&Lang=pt-BR&Alias=Ethos&itemEvenID=4771
Adital . 19/08/2008
http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=34572

ADUFCG . 19/08/2008
http://www.adufcg.org.br/noticias/noticia.php?id_noticia=570

Jornal da Baixada . 19/08/2008
http://www2.uol.com.br/jbaixada/1001776.htm

Plantão da Cidade (Ponta Grossa) . 19/08/2008
http://www.plantaodacidade.com/tii.htm

CNBB Leste 2 . 18/08/2008
http://www.cnbbleste2.org.br/noticia_detalhada.php?cd_noticia=713

Campos Gerais é Mais . 15/08/2008
http://www.camposgeraisemais.com.br/2008/08/15/acip-recolhe-assinaturas-para-campanha-ficha-limpa/

Brejo.com . 15/08/2008
http://www.brejo.com/b8/ler.noticia.php?ArtID=13962

24News . 15/08/2008
http://www.24horasnews.com.br/index.php?tipo=ler&mat=264477

CNBB . 15/08/2008
http://www.cnbbn2.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=167:campanha-ficha-limpa&catid=13:noticias-gerais&Itemid=50

O Nordeste . 14/08/2008
http://64.233.169.104/search?q=cache:bc-b7b5alN8J:www.onordeste.com.br/noticia.php%3Fid%3D2561+campanha+ficha+limpa&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=47&gl=br

ACIPG . 12/08/2008
http://www.acipg.org.br/noticias.php?cod_notice=72&cod_category=1

Paraíba1 . 11/08/2008
http://www.paraiba1.com.br/noticia_aberta?id=10143

Diário de Assis . 07/08/2008
http://www.guiaassis.com.br/agencias/noticias.asp?ag=3&id=15905

Empresa Limpa
http://www.empresalimpa.org.br/email/MCCE/MCCE.html

Colégio Salesiano Santa Teresinha
http://www.salesianost.com.br/pastoral/ficha_limpa.asp

Fenafisco
http://www.fenafisco.org.br/not_exp.asp?ms=4&sm=10&seq=19401

Anote . agosto/2008
http://www.anote.org.br/novosite/manchete.asp?cod=137&busca=campanha%20ficha%20limpa