quinta-feira, 30 de abril de 2009

5° Mobilização Nacional - coleta na igreja Nossa Senhora da Lapa - São Paulo

Informo que consegui coletar 108 assinaturas (9 listas completas) na Paróquia Nossa Senhora da Lapa antes e após a missa das 15h (entre 14h e 15 e 16h as 17h).

dia 20/4 - 45
dia 21/4 - 63

Já vou tentar pegar o título destas assinaturas no TSE.

Abs

Inez Mariza

5° Mobilização Nacional em Bertioga

Olá pessoal,

A mobilização em Bertioga aconteceu de 18 a 21/04/09 e coletamos aproximadamente 700 assinaturas. Infelizmente a grande maioria sem o nº do título de eleitor, portanto não será possível encaminhar tão depressa assim como solicitado.

Tentarei encaminhar o que for possível ainda essa semana.

abraços

Kátia Hidalgo Daia
Coordenadora do Comitê 9840 de
Bertioga Centro

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Campanha Ficha Limpa apresenta balanço de assinaturas coletadas em encontro da CNBB

A Campanha Ficha Limpa foi apresentada na 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Itaici (SP), no sábado passado (25/04). A ex-secretária executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Suylan Midlej, mostrou por meio de números os avanços do movimento.

“Um ano se passou após a aprovação da Campanha Ficha Limpa, que foi votada em plenário e aprovada de forma unânime pelos bispos na 46ª Assembleia Geral da CNBB. Hoje, vim aqui para apresentar os dados obtidos em todo o Brasil”, disse a Suylan Midlej.

Em 2008, na 46ª Assembleia Geral dos Bispos, em Indaiatuba (SP), a CNBB aprovou a Campanha Ficha Limpa com o objetivo de recolher 1,3 milhão de assinaturas para apresentar no Congresso Nacional um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, visando modificar a lei de inelegibilidade. O projeto foi elaborado por juristas membros do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que congrega 40 entidades, dentre elas a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) da CNBB.

De acordo com os números apresentados pela ex-secretária executiva, foram recolhidos 644.773 mil assinaturas. Deste total, 77,8% vêm das dioceses e paróquias. “Isso mostra a força social da Igreja e o quanto ela é importante para a sobrevivência desse projeto, dentre outros”, afirma Suylan. A expectativa do MCCE é que o número total chegue a 700 mil assinaturas, devido a mais de 50 envelopes ainda fechados e que deverão ser contabilizados em breve.

“Devemos intensificar o apelo nas dioceses pelas assinaturas, principalmente nas da região norte e nordeste do Brasil, pois detectamos, em nossos números, uma participação ainda muito tímida em relação aos outros estados. A nossa intenção é recolher 10 mil assinaturas em cada diocese no mês de maio”, acrescentou Suylan. Segundo ela, se o movimento alcançar essa marca, o envio do Projeto de Lei à Câmara dos Deputados estará mais perto.

Outro aspecto importante levantado são as exigências legais para o preenchimento correto do formulário de participação, pois não pode haver rasuras, erros, falta de números, abreviações nos nomes, ou qualquer outra situação que não seja pedida no formulário.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SE-MCCE e site CNBB.

Veja também: http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=1393

Memória da 4° coleta no Conjunto Nacional (30/3 a 4/4): depoimentos, impressões, ações

Faltou publicarmos aqui no blog o resultado da 4° coleta de assinaturas no Conjunto Nacional (localizado na Avenida Paulista, em São Paulo), que aconteceu de 30 de março a 4 de abril último.

Foram 1.499 assinaturas angariadas por um grupo de voluntários animado, que explicou centenas de vezes a finalidade da Campanha Ficha Limpa aos passantes. Quem estava com pressa assinou rapidinho; quem não estava parou e conversou (muitas vezes longamente) sobre política, corrupção e perspectivas de mudanças.

Entre argumentos favoráveis e contrários à Campanha, um bom debate instalou-se no posto de coleta. Não faltaram "parabéns pela iniciativa", "é disso que o Brasil precisa" e, especialmente, "vou coletar assinaturas também". Mais de 800 formulários foram distribuídos nos cinco dias de coleta.

Em junho está programada mais uma coleta no local, sempre com o apoio do Condomínio Conjunto Nacional.

E segue um extrato com depoimentos de alguns participantes desta coleta:

Edgar Pereira Louzi . 30/3/09
"Hoje 3 pessoas (sras.) levaram folhas para coletar onde moram/trabalham e depois durante a semana trarão. A de Bauru (Antonia) vai mandar via correio pra minha casa. Vamos aguardar. Gostei do trabalho."

Inez Mariza . 1/4/09
"Oi, no período que fiquei houve menos movimento. Mas mesmo assim tivemos muitas assinaturas. Hoje foi mais jovem.

Quando me ausentei para tomar um café na Livraria Cultura apareceu um moço chamado Caio e o Sr. José Carlos atendeu, só que o moço estava com pressa e ele deixou o e-mail dele e disse que arrecadou mais de 100 assinaturas e quer entregar. Hoje quase todos que assinaram levaram fichas para pegar mais assinaturas.

Ontem a Anita do Instituto Milenio levou 50 folhas para o Rio de Janeiro e quer receber o e-mail da Campanha. Também ontem Sr. Rodolfo, aposentado e mora num Condomínio do Morumbi levou também 50 fls para pegar assinaturas de mais de 800 moradores e disse que vai passar e-mail para a Campanha para dizer como foi a arrecadação."

José Carlos Costa . 1/4/09
"Agradeço pela oportunidade de colaborar com a Campanha Ficha Limpa e por ter conhecido a Inez Mariza sua ótima e entusiasmada colaboradora.

Exercer a cidadania na prática foi uma ótima experiência. Juntamente com a Izabel Avallone, minha colega do grupo Por um Brasil Melhor que também colaborou conosco lá no Conjunto Nacional, daremos continuidade da campanha e enviaremos as fichas diretamente para Brasilia."

Izabel Avallone . 1/4/09
"Também estive na Paulista, dando uma mãozinha hoje. Gostaria de saber quando e onde será o próximo local de coleta de assinaturas. Gostaria de sugerir que essa ação fosse divulgada na mídia. Vamos mandar para nossos contatos quem sabe alguém resolve dar uma mãozinha!!!"

Inez Mariza . 2/4/09
"Hoje foi muito bom. Um casal de estudantes da USP, ficaram encantados com a Campanha e nos perguntou o que deveria fazer para ajudar. Ai mostrei o folder 'monte sua banca de coleta'.
Eles levaram umas 50 fls."

Edgar Pereira Louzi . 4/4/09
"Foi deveras mt bom estar com Zelito e Marilu na tarde de quinta feira. As pessoas sempre dispostas a colaborar com o MCCE, levando fichas para coletar em suas cidades. Incluisive naquele dia devolveram fichas assinadas fora.do CN.

Quero destacar aqui, o carinho com que a Sra. Wilma, sindica do CN nos trata, dando nos liberdade e até sugestões onde melhor coletar assinaturas."

Luciano Santos . 4/4/09
"Fechamos a sexta feira com 588 assinaturas incluindo as fichas da quinta, isto pq muitas pessoas vieram trazer as fichas que levaram para preencher demostrando que as pessoas tomam isto como um compromisso, vieram no final do dia pq sabiam que seria o ultimo dia. Valeu por mais este esforço."

Movimento Cristão Jovem coleta assinaturas na Esplanada dos Ministérios em Brasília

Integrantes do Movimento Cristão Jovem (MCJ) fizeram coleta de assinaturas na Esplanada dos Ministérios, aproveitando a grande movimentação da festa de aniversário de 49 anos de Brasília. Durante a coleta, o governador do Distrito Federal, José Arruda, foi uma das pessoas que assinaram o PL. Ao todo, 37 jovens apresentaram a Campanha Ficha Limpa e orientaram sobre como assinar os formulários do abaixo-assinado.

A idéia de montar um posto de coleta na Esplanada dos Ministérios, durante o aniversário de Brasília, no dia 21/04, partiu do próprio Movimento Cristão Jovem (MCJ), que já havia realizado ações de coleta em março passado, na Rodoviária do Plano Piloto. De acordo com a presidente do MCJ, Joyce Matias, a montagem de um novo ponto de coleta, dessa vez na Esplanada, faz parte de uma programação do Movimento Cristão Jovem em apoio ao MCCE.

A partir da próxima semana, os jovens do MCJ começam a coletar assinaturas em faculdades da cidade, ampliando as adesões ao projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos.

Fonte: MCCE

Membro do Comitê 9840 de Ouro Preto do Oeste (RO) busca apoio contra ameaças do prefeito municipal

Nesta semana, diretores da Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) reuniram-se com o jornalista e membro do Comitê 9840 do município de Ouro Preto do Oeste (RO), Danny Bueno de Moraes, autor de várias denúncias de corrupção eleitoral.

A visita do jornalista à Brasília teve como objetivo apresentar provas documentais das denúncias de corrupção de políticos de Rondônia, as principais delas de compra de votos e abuso de poder econômico. Entre os citados nas acusações, estão o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Juan Alex Testoni, o governador Ivo Narciso Cassol e o senador Expedido Júnior. Todas as denúncias foram entregues ao Ministério Público Estadual de Rondônia. Cópias das denúncias e de processos já instaurados foram entregues ao Comitê Nacional do MCCE em Brasília.

Mas não são apenas as denúncias que trouxeram o jornalista à capital federal. Editor de um blog e site de jornalismo, Danny Bueno de Moraes tem sofrido ameaças em decorrência de sua atuação como jornalista na área política. Apesar disso, continua em atividade e colaborando como representante do Comitê 9840 na cidade. “Há uma campanha para tentar me desqualificar, incriminar e desmoralizar...

Leia a notícia na íntegra em:
http://www.mcce.org.br/noticias/not622.htm

Fonte: MCCE

Muncípio de Carolina (MA) coleta assinaturas para a Campanha Ficha Limpa

Carolina (MA) arregaçou as mangas nos dias 20 e 21/04 para divulgar a Campanha Ficha Limpa. Palestras nas escolas, inserção em um programa da rádio comunitária local e coleta de assinaturas movimentaram a cidade, sob a coordenação da organização não-governamental Carolina Transparência e Cidadania, recém-criada.

Um dos membros da ONG, Antônio Gracilino Froés Neto, esclarece que, apesar de não haver ainda um Comitê 9840 no município, a comunidade se mobilizou em prol da Campanha Ficha Limpa por acreditar na necessidade do projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Ele acrescenta que uma das metas da equipe da ONG é colaborar com a formação do Comitê 9840 na região. “Sabemos que Imperatriz (cidade próxima) já tem um Comitê e queremos seguir o exemplo”, esclarece.

Fonte: MCCE