sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Carta do CNLB

Segue a integra da carta de apoio do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Diocese de Piracicaba, ao comite 9840 de Piracicaba.

Jesselei
Comite 9840/Piracicaba

____


Piracicaba, 08 de Setembro de 2008


Revmo Dom Fernando Mason, Bispo Diocesano de Piracicaba
Revmo. Pe. Jucimar Bitencourt, Coordenador Diocesano de Pastoral,
Revmos. Párocos, Vigários, Administradores Paroquiais, Diáconos, Religiosos, Religiosas,
Caros Coordenadores (as) de Pastoral e Movimentos,
Caríssimos Irmãos Leigos e Leigas da nossa Diocese,

- A Paz de Jesus Cristo esteja com todos!


Ref.: Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral - Lei nº 9840 - MCCE


O CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Diocese de Piracicaba, comunica a todos que se acha instalado em nossa Diocese, um COMITE DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL - LEI Nº 9840 (COMPRA DE VOTOS), aberto às denúncias que lhe forem devidamente encaminhadas e apto a proceder os encaminhamentos possíveis.

Tempos atrás, encaminhamos a todos via e-mail, um documento (slide) sobre o assunto que pode servir de orientação, afim de que nos tornemos todos, agentes fiscalizadores do processo eleitoral ora em curso.

Também está correndo o abaixo assinado - “Campanha Ficha Limpa” - para apresentação de um Projeto de Lei de iniciativa popular para não permitir que pessoas com condenação, mesmo em primeira instância, possam se candidatar. Vamos agilizar essa coleta de assinaturas, estimulando os eleitores a participarem do processo que além de produzir uma manifestação nacional sobre a iniciativa popular, é também uma forma de conscientização.

Apelamos a todos para que divulguem essas notícias e propiciem instrumentos para a ação concreta dos nossos irmãos no processo de depuração do ambiente político em que vivemos hoje.

Eis os dados do Comitê:

Responsável: Jesselei José da Silva
Endereço: Rua Buenos Aires, 1194 - Pq. Água Branca
CEP: 13425-248 / Piracicaba - SP
Fones: (19) 3411-1014 / 9718-6779
E-mail: jejs@uol.com.br

A todos enviamos nosso abraço fraterno com votos de profícua participação no processo eleitoral, contribuindo assim para fazer da “política” o que dizia Paulo VI: “uma das formas mais eficazes de se praticar a caridade.”

Fraternalmente em Cristo,

Antonio Oswaldo Storel
Coordenador CNLB - Diocese de Piracicaba

comite piracicaba

Estamos divulgando a campanha em Piracicaba através da imprensa.
Segue link do jornal on line a província de Piracicaba, estamos precisando de ajuda.

http://www.aprovincia.com/padrao.aspx?conteudo.aspx?idContent=125389

Jesselei
Comite 9840/Piracicaba

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Acesse o PL sobre a Vida Pregressa dos Candidatos, materiais de divulgação da Campanha Ficha Limpa e outros

. PL na íntegra: http://www.lei9840.org.br/projeto_27_05.pdf

. Versão simplificada do PL e para debate em grupo: http://www.lei9840.org.br/projeto_sintese.pdf

. Fundamentos e constitucionalidade do PL: http://www.lei9840.org.br/fundamentos.pdf

. Materiais de divulgação da Campanha Ficha Limpa: http://www.mcce.org.br/materiais/index.htm

O que é a Campanha Ficha Limpa - uma breve explicação (divulguem!)

Campanha Ficha Limpa

Ela objetiva coletar assinaturas para viabilizar projeto de lei de iniciativa popular que torna
inelegíveis candidatos condenados em primeira instância,
ou que tenham renunciado para fugir de cassações



A Campanha Ficha Limpa, iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançada em abril deste ano, pretende levar ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos. O PL introduz novos critérios para permitir candidaturas de políticos, propondo alterações no texto da Lei Complementar nº 64/90, a chamada Lei de Inelegibilidades.

É necessário 1,3 milhão de assinaturas, o equivalente a 1% do eleitorado brasileiro, para poder enviar o PL ao Congresso Nacional. Esta meta foi alcançada recentemente, e no dia 29 de setembro de 2009 ocorreu o ato de entrega do Projeto.

O que é o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos


O PL pretende:

1. Aumentar as situações que impeçam o registro de uma candidatura, incluindo os seguintes
pontos:


a) Pessoas condenadas em primeira ou única instância ou com denúncia recebida por um tribunal em virtude de crimes como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas
públicas. Essas pessoas devem ser preventivamente afastadas das eleições, até que resolvam seus problemas com a Justiça Criminal;

b) Parlamentares que renunciaram ao cargo para evitar a abertura de processo por quebra de
decoro parlamentar ou por desrespeito à Constituição;

c) Pessoas condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina
administrativa.

2. Estender o período que impede a candidatura, que passaria a ser de oito anos.

3. Tornar mais rápidos os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições, fazendo com que as decisões sejam executadas imediatamente, mesmo que ainda caibam recursos no processo.

Como participar

Qualquer pessoa pode participar da Campanha Ficha Limpa assinando e coletando assinaturas. Neste blog e no site do MCCE (http://www.mcce.org.br/) você pode 'baixar' o modelo de formulário do abaixo-assinado. Basta imprimir, coletar as assinaturas e depois enviar para o Comitê Nacional do MCCE, cujo endereço consta no próprio formulário.

Uma boa novidade para quem está coletando assinaturas: um link disponibilizado no site da Justiça Eleitoral permite a obtenção de dados do título de qualquer eleitor e eleitora do País, a partir do nome completo e da data de nascimento, exigência para validar o abaixo-assinado (http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/consultaNome.htm) . A novidade traz mais facilidade e praticidade para os militantes e voluntários que atuam na coleta de assinaturas.

A coleta de assinaturas, neste momento, reforçará a adesão popular à campanha. Os formulários devem ser enviados assim que possível para a Secretaria Executiva do MCCE, cujo endereço consta no próprio formulário.

Mais informações sobre a Campanha Ficha Limpa em São Paulo podem ser obtidas neste blog, ou nos sites do MCCE (http://www.mcce.org.br/) e da A.D.I. (http://www.intercomunicacao.net/).

MCCE - Histórico

A Lei 9.840/99, primeira lei de iniciativa popular do país, surgiu a partir de uma grande mobilização nacional, iniciada em 1998, que coletou 1.039.175 assinaturas. Com o intuito de fazer valer esta lei, que instituiu a proibição da compra de votos e do uso eleitoral da máquina administrativa na chamada Lei das Eleições (9.504/97), foi criado o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), cuja sede nacional fica em Brasília. Hoje ele é apoiado por 43 entidades que representam diversos segmentos da sociedade.

Desde que a Lei 9.840 entrou em vigor, mais de 660 políticos acusados de corrupção eleitoral foram cassados.

Hoje, trabalhando em rede com o MCCE, existem mais de 200 'Comitês 9840' em diversos estados e municípios brasileiros. Constituídos de forma voluntária por representantes da sociedade civil, pastorais, sindicatos, associações e outros grupos organizados, eles ajudam a monitorar o cumprimento da Lei 9.840, recebem e encaminham denúncias de corrupção eleitoral. Com o novo projeto de lei, os comitês também estão colaborando na coleta de assinaturas.


Renata Celani . Comunicação
(11) 3022 9485 . 9157 2634
campanhafichalimpasp@uol.com.br
Campanha Ficha Limpa . MCCE
Comitê 9840 Estadual – São Paulo

Fotos da Audiência Pública sobre combate à corrupção eleitoral (São Paulo). 9/09/08
























Posto de coleta de Bertioga aberto durante a 1° Mobilização Nacional . Fotos: Kátia Hidalgo







quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Mensagem de Maria Alice Sette . Dados título de eleitor

A turma esforçada da campanha fichalimpa,

Lendo noticias no blogspot sobre a dificuldade de obter os dados do titulo de eleitor (tambem tenho tido) vou dar minha (+ uma) sugestão p/ agilisar.

Preparar 1 tirinha simples dizendo - se vc tem como enviar e_mail, envie seu nome e os dados do seu título p/ o endereço campanhafichalimpasp@uol.com.br.

Isso aliviaria o problema de dar telefonemas (inviável em curto prazo) e tb o de enviar e_mail e aguardar retorno. É claro q esta solução não atinge toda a população, mas quem sabe uma parte dela já ajuda.

A todos força e boa sorte M.Alice Sette - lili70gml@gmail.com

Da Folha Online - 9/09/08


Campanha "Ficha Limpa" coleta assinatura para projeto que visa barrar "fichas sujas"

09/09/2008 - 20h37 . da Folha Online

A campanha "Ficha Limpa", idealizada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, está coletando assinaturas para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular com o objetivo de barrar a candidatura de políticos com "ficha suja" na Justiça.

O objetivo do movimento é conseguir 1,3 milhão de assinaturas para enviar a proposta à Câmara.

O movimento já realizou uma mobilização nacional de 1º a 7 de setembro para coletar assinaturas. No último balanço parcial, a campanha já tinha mais de 200 mil assinaturas. A previsão uma nova parcial no próximo dia 20.

No início de agosto, o movimento entregou uma carta ao STF (Supremo Tribunal Federal) para pressionar os ministros do tribunal a aceitarem a ação da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) que pedia a inelegibilidade de candidatos condenados pela Justiça em qualquer instância --mesmo nos processos sem julgamento definitivo.

Apesar da pressão, o STF rejeitou nesta a ação da AMB e liberou os candidatos com "ficha suja" para concorrer nas eleições.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Campanha Ficha Limpa continua a coleta de assinaturas

Campanha Ficha Limpa continua a coleta de assinaturas

Após a 1ª Mobilização Nacional, a Campanha Ficha Limpa continua coletando assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular que pretende barrar a candidatura de políticos em débito com a Justiça. A meta é alcançar o mínimo de 1,3 milhão de assinaturas para enviar o PL à Câmara dos Deputados. A previsão do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é divulgar até o dia 20/09 o resultado da Mobilização.

De 1º a 7 de setembro, o MCCE realizou a 1ª Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa. O objetivo foi concentrar esforços e promover um verdadeiro mutirão pela coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular no Brasil. Mas o Movimento lembra que, após a Mobilização, a coleta continua acontecendo em todo o país. O MCCE prossegue com a meta de atingir 1,3 milhão de assinaturas para enviar o PL à Câmara dos Deputados.

Com o fim da 1ª Mobilização, o MCCE pede que todos os formulários preenchidos nesse período sejam enviados imediatamente para o Comitê Nacional, em Brasília. No último balanço oficial divulgado, a Campanha Ficha Limpa já tinha ultrapassado 200 mil assinaturas. A previsão do Movimento é divulgar até o dia 20/09 um novo balanço com o resultado da Mobilização.

A participação dos Comitês 9840 do MCCE pelo país, o envolvimento de voluntários da sociedade civil e o apoio de diversas entidades parceiras contribuíram para o sucesso da 1ª Mobilização Nacional. Universidades, instituições e empresas privadas também aderiram à Campanha e, mesmo depois da Mobilização, continuam realizando a coleta de assinaturas. No fim de semana, 06 e 07/09, muitos Comitês 9840 também atuaram junto ao Grito dos Excluídos em suas cidades, como em: Cuiabá, Belém, Fortaleza, Teresina, Recife e tantas outras.

Foi grande a receptividade da sociedade à Campanha Ficha Limpa e, principalmente, às alterações na Lei de Inelegibilidades sugeridas pelo Projeto de Lei, como a proibição da candidatura de políticos em débito com a Justiça. Em Brasília, durante o desfile do 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, o posto de coleta montado pela Secretária Executiva do MCCE coletou 179 assinaturas em 2h30min. Em São Paulo, houve a mesma receptividade. O posto montado na Avenida Paulista, nos dias 04 e 05/09, das 17h às 19h, conseguiu 249 assinaturas. No Portão 8 do Parque do Ibirapuera foram 178 assinaturas em 3 horas de coleta.

Cristiane Vasconcelos
Assessoria de Comunicação - Comitê Nacional
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
(61)2193-9658/8137-7591
http://www.mcce.org.br/

Mensagem de Rosangela T. Giembinsky . 1° Mobilização Nacional

Parabéns pelo trabalho e organização das atividade no MCCE, que estão muito ricas de informação e ação!!!!

O Movimento Voto Consciente tem se empenhado de todas as formas para a coleta de assinatura e organização dos comitês da lei 9840, não só em São Paulo, mas enviando material para todo Brasil, por responsabilidade diante de tão importante missão.

Porém, às vezes, mais importante que a velocidade é corrigirmos a direção de nossas ações. Assim, deixo meu depoimento de uma direção estratégica para coleta das assinaturas.

Percebo que irmos nas praças, ruas, nos deparamos com pessoas que não portam seus títulos.

1. Penso que esta é uma COLETA EM FAMÍLIA, que se tornará eficiente se direcionada para levarmos para nossas casas, onde guardamos nosso título.

2. É preciso distribuir portanto as folhas as pessoas, que vão colher as ASSINAR EM CASA e já motivá-los para por no correio.

3. Talvez, seja o caso de enviarmos pela internet, uma ficha que de um lado tenha o local de assinaturas e dados e de outro o endereço já preenchido para por no correio.

É só uma idéia a ser pensada, acredito que vocês envolvidos recebam muitas questões, pode ser só mais uma.....

Um grande abraço

Rosangela T. Giembinsky
Movimento Voto Consciente/ São Paulo

Coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa continua - Favor divulgar


Coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa continua

A 1ª Mobilização pela coleta de assinaturas para o Projeto de Lei contra a candidatura de políticos em débito com a Justiça, realizada de 1º a 7 de setembro, foi um sucesso. Centenas de postos de coleta foram instalados em localidades de todo o Brasil. Após a 1ª Mobilização Nacional, a Campanha Ficha Limpa continua coletando assinaturas e debatendo a temática do Projeto de Lei com a sociedade até atingir a meta de 1,3 milhão.

O MCCE divulgará o resultado da mobilização tão logo receba os formulários preenchidos dos estados. A previsão do Movimento é divulgar a contagem das assinaturas até o dia 20 de setembro.

QUEM TIVER FORMULÁRIOS PREENCHIDOS, FAVOR ENVIAR IMEDIATAMENTE PARA A SECRETARIA EXECUTIVA DO COMITÊ NACIONAL DO MCCE NO ENDEREÇO:
SAS Quadra 5, Lote 2, Bloco N, 1º andar, CEP 70.438-700, Brasília-DF.

Suylan Midlej
Secretária Executiva - Comitê NacionalMovimento de Combate à Corrupção Eleitoral
(61) 2193 9646
http://www.mcce.org.br/

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Campanha Ficha Limpa na internet . Nº 2

Novas notícias sobre a Campanha Ficha Limpa publicadas em sites da imprensa e institucionais, em agosto e setembro de 2008 (incluindo a repercussão da 1° Mobilização Nacional):

Movimento Nossa São Paulo . Setembro/08
MCCE intensifica mobilização para ampliar adesões à lei de combate à
corrupção eleitoral
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/1142

RadioTube . Spot de Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão . Setembro de 2008
http://www.radiotube.org.br/icox.phpmdl=nucleo_duro&op=comentar&id=277&usuario=233&from=audio

Revista Cidade Nova . Setembro de 2008
Ficha limpa para os candidatos
http://www.cidadenova.org.br/RevistaCidadeNova/ArtigoDetalhe.aspx?id=2918

Voto Consciente . Setembro de 2008
MCCE realiza 1° Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa
http://www.votoconsciente.org.br/index.phpoption=com_content&task=view&id=288&Itemid=61
O Diário de Teresópolis . Setembro 2008
Ninguém quer candidatos “sujos”
http://www.odiariodeteresopolis.com.br/leitura_noticias.asp?IdNoticia=8701

Diocese de Caraguatatuba . Notícias . Setembro de 2008
Mais de mil e duzentas assinaturas de apoio ao movimento de combate à corrupção eleitoral
http://www.diocesecaraguatatuba.com.br/default.asp?res=nr

O Povo . Fortaleza, CE . 8/09/08
Grito pelo fim da corrupção eleitoral
http://www.opovo.com.br/opovo/fortaleza/817823.html

Tudo Rondônia, RO . 7/09/08
Denúncias sobre churrasco em comício de Machadinho serão entregues nesta semana à justiça eleitoral
http://www.tudorondonia.com/ler.php?id=8203

JC Online . Recife, PE . 7/09/08
OAB aproveitou ato para fazer campanha por ficha limpa
http://jc.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2008/09/07/oab_aproveitou_ato_para_fazer_campanha_por_ficha_limpa_25073.php
Diário da Manhã . Goiás . 7/09/08
Campanha Ficha Limpa faz coleta no Shopping Flamboyant
http://www.dm.com.br/impresso/7611/politica_e_justica/48611,campanha_ficha_limpa_faz_coleta_de_assinaturas_no_shopping_flamboyant
180 Graus . Teresina, PI . 6/09/08
Comitês de combate à corrupção eleitoral realizam 1° Mobilização
http://180graus.brasilportais.com.br/geral/comites-de-combate-a-corrupcao-eleitoral-realizam-1o-mobilizacao-44035.html

180 Graus . Teresina, PI . 6/09/08
Grito dos Excluídos vai colher assinaturas para criar emenda
http://180graus.brasilportais.com.br/geral/grito-dos-excluidos-vai-colher-assinaturas-para-criar-emenda-44113.html

Canção Nova . 5/09/08
Campanha Ficha Limpa coleta assinaturas em todo país até domingo
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=270959

Maxpressnet . 4/09/08
Campanha Ficha Limpa organiza postos para coleta de assinaturas em São Paulo
http://www.maxpressnet.com.br/noticia.asp?TIPO=PA&SQINF=337083

Jornal Folha de Boa Vista . Boa Vista, RR . 4/09/08
Movimento contra corrupção já tem mais de 1.000 assinaturas
http://www.folhabv.com.br/noticia.php?Id=46384

O Documento . Várzea Grande, MT . 4/09/08
Amam apóia campanha Eleições Limpas em Mato Grosso
http://www.odocumento.com.br/noticia.php?id=273784

CBN . Blog do Mílton Jung . Entrevista com Caci Amaral, do Comitê 9840 . 3/09/08
http://www.miltonjung.globolog.com.br/archive_2008_09_03_97.html

Site do Padre Marcelo Rossi . 3/09/08
1° Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa está acontecendo em todo o Brasil na Semana da Pátria
http://www.padremarcelorossi.com.br/index.php?pagina=noticias_integra&id_noticia=251

O São Paulo . 2/09/2008
Ficha Limpa tem 200 mil assinaturas
http://www.osaopaulo.org.br/

A Voz do Cidadão . 2/09/08
Ficha limpa: campanha de apoio a PL começou na segunda-feira
http://www.avozdocidadao.com.br/detailAgendaCidadania.asp?ID=1253

Clipping da Sam (Blog) . 2/09/08
Campanha Ficha Limpa organiza postos para coleta de assinaturas em São Paulo
http://clippingdasam.wordpress.com/2008/09/02/campanha-ficha-limpa-organiza-postos-para-coleta-de-assinaturas-em-sao-paulo/

AMB . 29/08/2008
Ação do MCCE arrecadará assinaturas em todo o país
http://www.amb.com.br/index.asp?secao=mostranoticia&mat_id=15390

AMB . 29/08/08
Vice-presidente da AMB fala sobre audiências públicas da Justiça Eleitoral
http://www.amb.com.br/index.asp?secao=mostranoticia&mat_id=15392

Arquidiocese de São Paulo . 26/08/08
Igreja faz mobilização para aprovar nova lei
http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/noticias/2008/noticias_080826_campanha_MCCE.htm

ADA Digital . 26/08/08
Movimento coleta mais de 124 mil assinaturas para projeto contra candidato ficha suja
http://www.adadigital.net/index.php?option=com_content&view=article&id=2026:movimento-coleta-mais-de-124-mil-assinaturas-para-projeto-contra-candidato-ficha-suja-&catid=56:cidadania&Itemid=177

O São Paulo . 26/08/2008
Igreja faz mobilização para aprovar lei
http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/noticias/2008/noticias_080826_campanha_MCCE.htm
Arquidiocese de Brasília . 20/08/08
MCCE fará mobilização nacional durante Semana da Pátria
http://www.arquidiocesedebrasilia.org.br/noticias/2008/noticia2008_08_20.html

Parque do Ibirapuera - coleta de assinaturas

Caros companheiros,

O resultado de 3 horas de coleta de assinaturas no Portão 8 do Parque do Ibirapuera, foram 178 assinaturas, sendo que 5 eleitores portavam o título.

Fiquei das 11 às 14 hs. de ontem com uma banquinha, ajudada por meu sobrinho, garotão "sarado" de 23 anos. O interesse foi enorme, tanto pela campanha quanto pelo sobrinho. (Jogada de marketing...)

Muitos já tinham ouvido falar da campanha; outro foi um jornalista que quer fazer matéria e ficou com meu cartão; houve uma cena dantesca, de um malufistaque xingou à beça e disse que tínhamos que ter coisa melhor a fazer... evidente que não assinou. Mas chamou a atenção de outros que, por isto mesmo, vieram assinar. Por outro lado, um dos que assinaram devia ser da Administração do Parque e propôs-se a conseguir-me autorização para ficar DENTRO DO IBIRAPUERA,de mala e cuia, no próximo fim de semana. PRECISO DE REFORÇOS se isto acontecer.

Achei a idéia da Stella de pegarmos o e.mail maravilhosa. Simplifica e agiliza o trabalho de colher o no. do título. Comecei os telefonemas ontem mesmo e, quando não consigo falar diretamente, sempre deixo mensagem para me ligarem de volta, com os dados necessários. Tenho tido ótimo retorno.

A placa/banner sugerida pelo Chico foi FUNDAMENTAL. Outra idéia que pode ser aproveitada foi que levei 5 pranchetas com canetas e entregava uma para cada interessado, à medida que falava com todos, para evitar esperas/desistência.Funcionou muito bem.

Abraços e sucesso a todos,

Silvia Cosac

Mensagem de Stella Whitaker . 8/09/08

Pessoal,

Depois das bem sucedidas coletas de assinaturas que fizemos na Av. Paulista, dediquei minha tarde de domingo, ajudada por uma amiga, a pedir o número do titulo de eleitor aos que nos deixaram os respectivos números de telefone com essa finalidade.

Resultado de 2 horas de trabalhos: 5 telefonemas bem sucedidos....

As razões para não conseguirmos foram variadas e não vale a pena detalhar, a não ser a dos telefonemas para celulares: as pessoas tinham deixado o número do celular mas não tinham providenciado para ter com elas o número do titulo de eleitor.

Parece-me difícil continuar com esta estratégia.

Fico pensando que se conseguissemos manter uma banquinha em frente à Gazeta várias vezes por semana no mesmo horário (17/19h p.ex) teriamos mais sucesso pois tivemos a experiência de várias pessoas perguntarem se voltariamos (não pudemos dar certeza) e de algumas terem voltado, de 5a para 6a feira, com o titulo em mãos. Uma delas quando eu me mostrei agradavelmente surpresa com o fato dela ter voltado me respondeu: "é o mínimo que eu poderia fazer para uma campanha dessas".

Ainda uma solução seria pedirmos o endereço de e.mail de quem não tem título, em vez do número de telefone... talvez muitos não tenham mail, mas acho que conseguiriamos mais facilmente o número do título dos que deixarem a indicação do e.mail.

Quem tiver mais idéias a respeito, por favor, mande para o blog.

Stella

domingo, 7 de setembro de 2008

Em Bertioga . 7/09/08

Olá a todos,

O posto de coleta de Bertioga segue com entusiasmo apesar de dificuldade de voluntários e o tímido apoio da mídia local.

O trabalho é bem aceito pela maioria e muitos se dispõem a levar o formulário para colherem assinaturas.

Nosso banner (com os mesmos dizeres utilizados pelo Chico Witaker) tem feito sucesso, mas foi curioso quando descobrimos que algumas pessoas ao fazer leitura apressada entendiam se tratar de limpar sua própria ficha no SPC, por isso a importância da abordagem com os transeuntes para esclarecimento.

abraços e boa sorte a todos.

Kátia Hidalgo Daia
Coordenadora do Comitê 9840
de Bertioga Centro

ficha limpa . 7/09/08

Ontem estive na praça José Bonifácio, onde colhi poucas assinaturas devido ao grande número de políticos que ali permaneceram durante toda a manhã.

Hoje estarei no Parque da Juventude onde estara acontecendo um grade evento em comemoração ao 07 de Setembro.

Ha! o Jornal de Itatiba divulgou que lá estarei para este fim.

Obs: aqui estou sozinho nesta empreitada.

Até mais! Carlos Alberto Castello

mais uma coleta de assinaturas na Paulista . 6/09/08

Ontem na Avenida Paulista se repetiu o constatado anteontem, primeiro dia da banquinha que montamos por lá: enorme receptividade à nossa Campanha da Ficha Limpa (ver minha mensagem sobre esse primeiro dia no blog da campanha: http://campanhafichalimpasp.blogspot.com).

Houve gente que tinha assinado no primeiro dia e voltou para trazer o numero do titulo de eleitor (ou seja, vale a pena estar mais de uma vez no mesmo lugar).

Uma jovem depois de assinar começou a ajudar, distribuindo nosso folheto aos passantes e os chamando para assinar (não é bom só distribuir o folheto. É bom dizer para vir assinar e depois dar o folheto). E disse que iria chamar todas as suas colegas de cursinho para ajudar em bancas como aquela!

Se a média no primeiro dia foi de mais de uma assinatura por minuto (138 em duas horas) neste dia ela baixou para um pouco menos de uma por minuto (111).

Mas dá para fazer uma estatística, para a hipótese de cada de um nós, que estamos estimulando pessoas e organizações a colherem assinaturas, darmos pessoalmente duas horas para esse trabalho (colhendo nesse período cem assinaturas, o que é uma média baixa para lugares com muito movimento).

Se formos cem pessoas, teremos em duas horas 10.000 assinaturas colhidas.

Se os nossos cem fizerem isto uma vez por semana em Setembro, teremos 40.000 no fim do mês.

Se formos mil em todo o Brasil, passaremos a 400.000 !

Ou seja, façamos nosso esforço pessoal, que chegaremos fácil ao milhão!

Para os de São Paulo, dou a dica da empresa que fez o meu banner (sem pretender lhes pedir uma comissão...):

Brigido - Av. Pedroso de Morais, 162, esquina rua dos Pinheiros, telefone 3032 1124 - 3814 3003 - 3812 0331. Pedir o banner encomendado por Francisco Whitaker (dar o conteudo). Devem ter ainda gravado no computador deles.

Ou então encomendem em outros lugares, usando algo parecido com este conteúdo, que funcionou:

"se você quer / que só pessoas com ficha limpa / possam se candidatar nas eleições / assine aqui / Projeto de lei de iniciativa popular / Movimento de combate à corrupção eleitoral" .

É isso aí. Abraços do Chico Whitaker



P.S. Uma boa ideia que me foi dada seria dispor, na banquinha, de uma ou duas copias do texto completo do projeto de lei (disponivel para baixar no www.lei9840.org.br), para os eventuais interessados (e preocupados com a seriedade da iniciativa) lerem ali mesmo o que estamos propondo, exatamente. CW.