sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Dia Nacional da Juventude celebra a Campanha Ficha Limpa

O Dia Nacional da Juventude (DNJ), que acontece neste domingo (9/11) no Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, vai celebrar, em meio a uma grande variedade de atividades, também com um grito de cidadania. Neste dia, no local do evento, jovens católicos vão coletar assinaturas para a Campanha Ficha Limpa, que serão entregues em seguida ao Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

A iniciativa do DNJ, promovido pelo Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, acontece em sintonia com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a Campanha Ficha Limpa, que está mobilizando...

Leia o release na íntegra em: http://docs.google.com/Doc?id=dgx3c728_82g4845cg9

Indígenas participam da Campanha Ficha Limpa

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) recebeu 43 assinaturas de indígenas da aldeia Tapi’itawa, no Mato Grosso, para o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos.

Continua crescendo no país a participação da sociedade na Campanha Ficha Limpa. Essa semana, o Movimento recebeu 43 assinaturas dos povos indígenas Tapirapé, da aldeia Tapi’itawa, no município de Confresa, Mato Grosso.

A Campanha Ficha Limpa já havia ultrapassado as 400 mil assinaturas em meados de outubro. A coleta continua acontecendo em todo o Brasil. Brasileiras e brasileiros dos mais variados lugares do país e também que vivem no exterior estão colaborando com a iniciativa. Qualquer pessoa pode acessar o site do MCCE, imprimir o formulário de assinaturas, coletar a quantidade que for possível e depois enviar para o Comitê Nacional, no endereço que está no próprio documento.

Fonte: MCCE

TRE-RO cassa mandatos de Ivo Cassol e Expedito Junior

O governador de Rondônia, Ivo Cassol, e o senador Expedito Junior, também de Rondônia, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO), nesta terça-feira, 04/11. Os políticos foram considerados culpados pelo Tribunal nos crimes de compra de votos e uso eleitoral da máquina administrativa.

As acusações contra o governador Ivo Cassol e o senador Expedito Junior se referem a irregularidades cometidas por eles nas eleições de 2006. Também foram cassados pelo crime de compra de votos nas mesmas eleições, a suplente de deputada federal, Valdelise Martins dos Santos Ferreira, e o ex-candidato a deputado estadual, José Antônio Gonçalves Ferreira. Além da perda...


Fonte: MCCE
Leia a matéria na íntegra em: http://www.mcce.org.br/noticias/not523.htm

Campanha Ficha Limpa - por favor, mandem os formulários preenchidos

Prezados/as,
Nossa Campanha está cada vez melhor. Todo dia uma adesão, além da participação de mais e mais voluntários e voluntárias. Pedimos que todos/as nos mandem os formulários preenchidos, pois queremos divulgar nova parcial na semana que vem.
Abraços,

Suylan Midlej
Secretária Executiva - Comitê Nacional
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
(61) 2193 9646
http://www.mcce.org.br/

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Da Revista Família Cristã Online . 18/10/08


Ficha limpa na política!
Rosangela Barboza

Em setembro de 1999, a Lei 9840, contra a corrupção eleitoral foi sancionada e desde as eleições de 2000., quando a lei começou a vigorar, a Justiça Eleitoral promoveu, em todo o país, a cassação de 623 mandatos de governadores, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, que, de diversas formas, tentaram "comprar" votos dos eleitores. Essa "distorção" da democracia brasileira...

Veja a matéria na íntegra em: http://www.paulinas.org.br/publique/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/fc2008/printerview.htm?editionsectionid=3&infoid=39687

domingo, 2 de novembro de 2008

Encontro Estadual de Comitês 9840 e participantes da Campanha Ficha Limpa . PARTICIPE E DIVULGUE!


São Paulo, 31 de outubro de 2008.

Aos Comitês 9840 do Estado de São Paulo
e colaboradores da Campanha Ficha Limpa

Prezado(a) companheiro(a),

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, a Associação Para o Desenvolvimento da Intercomunicação, a Comissão de Justiça e Paz, o Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo e o Comitê 9840 Estadual – que, junto com outras entidades, estão promovendo a Campanha Ficha Limpa, objetivando a coleta de 1,3 milhão de assinaturas para viabilizar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Sobre a Vida Pregressa dos Candidatos –, convidam:

Encontro Estadual de Comitês 9840 e
participantes da Campanha Ficha Limpa

Objetivos:
- Avaliar a atuação dos Comitês 9840 locais e dos grupos de coleta de assinaturas em 2008;
- Planejar ações conjuntas para 2009, a fim de conseguirmos, com mais rapidez, alcançar o número de assinaturas necessárias para apresentação do PL no Congresso Nacional.

Data e horário: 30/11/08, das 9h às 13h
Local: Centro Pastoral São José – Rua Álvaro Ramos, 336 – São Paulo (próximo ao Metrô Belém)

Informações e inscrições (até o dia 25/11):
. Telefones (11) 3022 6821, 3554 8269
. E-mail
campanhafichalimpasp@uol.com.br

Além de relatos, troca de experiências e do planejamento para 2009, teremos uma explanação sobre o conteúdo deste Projeto de Lei de Iniciativa Popular e o andamento da coleta de assinaturas em todo o Brasil, com assessoria do Dr. Luciano Santos (advogado especialista em direito eleitoral e integrante do Comitê 9840 Estadual – São Paulo) e do Dr. Marlon Reis (juiz de direito, assessor da presidência do TSE e um dos fundadores do MCCE – a confirmar).

Certos de contarmos com a sua presença, despedimo-nos.

Atenciosamente,

Carmen Cecilia de Souza Amaral
p/ Coordenação Estadual
dos Comitês 9840 / MCCE

Em busca do 1,3 milhão de assinaturas
e da conscientização política!

REUNIÃO COMITE 9840 BERTIOGA

AMIGOS,

CONVIDO A TODOS PARA A NOSSA PRÓXIMA REUNIÃO QUE SERÁ REALIZADA DIA 17/11/08 AS 18H30 NA AV. ANCHIETA, 1998 (SEDE DA PRO-URBE).
ESTARÁ NA PAUTA:

1-PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA 2009 - EDUCAÇÃO E FISCALIZAÇÃO
2- ENCAMINHAMENTOS DA CAMPANHA FICHA LIMPA

ABRAÇOS

Kátia Hidalgo Daia
Coordenadora do Comitê 9840 de
Bertioga Centro

Campanha Ficha Limpa em Bertioga

Renata, Paz e bem,

Aqui em Bertioga apesar de não ter tido segundo turno continuamos divulgando a coleta nos postos fixos.

Além disso tenho divulgado através de orkut, e blogs, solicitando a adesão das pessoas a campanha.

Levo sempre comigo o formulário e tenho distribuído para várias pessoas que se interessam em coletar assinaturas.

Participei dia 25/10 de um evento (3º Encontro dos poetas de Bertioga) e pedi permissão para montar uma mesa de coleta e pude um aproximadamente 2 horas pegar 34 assinaturas. Destaco a importância da informação de fornecimento do numero do título através da data de aniversário, pois caso contrário, neste mesmo evento teria pego apenas 2 assinaturas. Pena que essa informação chegou apenas após a mobilização da eleição, pois se eu soubesse disso naquele dia teria pego muito mais assinaturas.

Então por aqui continuamos a fazer o nosso trabalho de formiguinha, e seguindo o lema: devagar e sempre.

abraços e sucesso a todos que estão empenhados nessa causa.

Kátia Hidalgo Daia
Coordenadora do Comitê 9840 de
Bertioga Centro

Campanha Ficha Limpa ganha mais adeptos no exterior

O trabalho realizado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) na Campanha Ficha Limpa continua despertando o interesse e o apoio de brasileiros e brasileiras que vivem fora do país. A Campanha Ficha Limpa será manchete de uma revista brasileira no Reino Unido.

A Leros Magazine é a primeira publicação brasileira distribuída gratuitamente no Reino Unido. Em novembro, a revista vai publicar uma matéria sobre a Campanha Ficha Limpa do MCCE voltada especificamente para os brasileiros e brasileiras que vivem na região. Além de apresentar a Campanha, a intenção é mostrar a essas pessoas como elas podem participar e assinar o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos.

A matéria será um importante reforço para a Campanha Ficha Limpa. A Leros tem edições mensais e atinge cerca de 60 mil leitores no Reino Unido. Acesse o site da revista e saiba mais sobre a publicação. O MCCE já recebeu assinaturas para o PL enviadas do Japão e conta com brasileiros fazendo coleta na Espanha e em Cuba.

Fonte: MCCE

Paróquias da Diocese de Uruaçu (GO) realizam mobilização pela coleta de assinaturas

A diocese de Uruaçu, em Goiás, realizará quinze dias de mobilização em suas paróquias pela Campanha Ficha Limpa. O objetivo é reforçar no município a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos.

A diocese de Uruaçu (GO) realizará em suas paróquias uma mobilização, entre os dias 1º e 15 de novembro, pela coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. O PL propõe a proibição da candidatura de pessoas em débito com a Justiça. Há um mês as paróquias se preparam para iniciar a ação.

Algumas paróquias já estabeleceram metas para a quantia de assinaturas que desejam atingir. As paróquias Sant'Ana e Santa Terezinha, por exemplo, esperam conseguir 2 mil assinaturas cada uma. A Diocese espera atingir 30 mil assinaturas ao final da mobilização. Durante essa iniciativa, a Diocese de Uruaçu pretende ainda incentivar a participação de escolas, comércios locais e organizações sociais na Campanha Ficha Limpa.


Cristiane Vasconcelos
Assessoria de Comunicação – Comitê Nacional
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
comunicacaomcce@gmail.com
www.mcce.org.br

ANALISE DE CONJUNTURA - 08nov2008

Pastoral de FÉ E CIDADANIA

E o Grupo de Leigos da Diocese de Guarulhos

CONVIDAM:

Dia 08 de novembro de 2008 (sábado)
DÀs 14 ÀS 17 horas
No Centro Diocesano de Pastoral – CDP.
Rua Gilberto Dini, 519 – Bom Clima – Guarulhos – SP

PARA PALESTRA:

TEMA: "análise de conjuntura – pós eleiçoes 2008:
os desafios e ações em guarulhos"

Enviado por Marlon Lelis, de Guarulhos, SP
Leia mensagem na íntegra em:
http://docs.google.com/Doc?id=dgx3c728_78gnb5xmcd