quinta-feira, 18 de junho de 2009

Do UOL Notícias - Política: Reforma eleitoral pode permitir a divulgação de "fichas sujas" de candidatos antes da eleição

17/06/2009 - 06h40

Reforma eleitoral pode permitir a divulgação de "fichas sujas" de candidatos antes da eleição
Piero Locatelli

Do UOL Notícias
Em Brasília

Os eleitores poderão ter conhecimento de quais candidatos têm "ficha suja" (sofrem processos ou foram condenados na Justiça por irregularidades) antes da eleição, segundo a proposta de reforma eleitoral em discussão na Câmara dos Deputados. A proposta foi divulgada após reunião da comissão formada para discutir a proposta nesta terça-feira (16). Eles definiram as novas regras de propaganda eleitoral. As modificações sobre o uso da internet na campanha devem ser consolidadas ainda nesta semana.

Atualmente, os candidatos têm de apresentar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) certidões em que constam todos os processos a que respondem, mas ela não é divulgada ao eleitor. Pela nova proposta, o eleitor saberia a situação do candidato antes de dar o seu voto.

A proposta deve ser enviada em duas semanas para o plenário da Casa. Para entrar em vigor nas eleições de 2010, ela precisa ser aprovada até setembro deste ano na Câmara e no Senado.


Veja a notícia na íntegra (com entrevista em vídeo) em: http://noticias.uol.com.br/politica/2009/06/17/ult5773u1404.jhtm

Do Informativo CNLB Regional Sul I: Lançado em Botucatu, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral intitulada "Ficha Limpa"

Quarta-feira, 17 de Junho de 2009

LANÇADO EM BOTUCATU, O MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL INTITULADA “FICHA LIMPA”.

Na noite de terça-feira, dia 8, foi lançado em Botucatu, o movimento de combate à corrupção eleitoral intitulada “Ficha Limpa”.No Salão Padre Anchieta do antigo seminário, atendendo ao convite do Conselho de Leigos e OAB, diversos representantes de vários segmentos da sociedade, paróquias e escolas compareceram para conhecer a campanha que está ocorrendo em todo Brasil.

A campanha “Ficha Limpa” tem como objetivo recolher assinaturas, de pessoas eleitoras, para no uso do direito assegurado pelos arts. 1°, 14, II I, e 61 da Constituição Federal e arts. 13 e 14 da Lei 9.709/98, para o projeto de lei que torna inelegíveis candidatos com condenação em primeira ou única instância, bem como aqueles que tiverem denúncia recebida por...

Leia a notícia na íntegra em: http://cnlbsul1.blogspot.com/2009/06/lancado-em-botucatu-o-movimento-de.html

terça-feira, 16 de junho de 2009

Clipping MCCE - 08/06 a 14/06/09

Prezados/as
Envio o clipping referente ao período de 8 a 14 de junho de 2009.
Vejam abaixo os destaques.
Boa leitura!

1) TRE julga recursos dos que estão nos cargos

2) Ex-prefeito de Limoeiro do Anadia é denunciado por crime eleitoral

3) Guilherme Maluf reconhece que recebia salário sem trabalhar

4) Paulo Azeredo assina pedido de instalação da CPI da Corrupção

5) Prefeito de Pilar é indiciado pela PF

6) Para diretor do Datafolha, corrupção será fator determinante nas eleições em 2010

7)Ministério Público estadual apresenta relatório de procedimentos de combate à corrupção

8) Deputados de partidos de oposição durante entrevista na Assembléia gaúcha, nesta terça (9)

9) Deucimar Silva se diz humilhado e ameaça deixar presidência da Câmara

10) TRE tem dois problemas nesta 3ª-feira: Juarez Silva e Marcelo Ribeiro

11) Vereador de Xanxerê tem mandato cassado por comprar voto

12) Oposição acusa Kassab de compra de votos

13) Esmerino Arruda retorna ao cargo

14) Deputados saem defesa de Cassol e diz que se houver cassação, Rondônia sofrerá retrocesso em seu desenvolvimento

15) Julgamento de Expedito Junior está marcado para amanhã no TSE

16) Painel político (EXCLUSIVO: REVIRAVOLTA NO CASO EXPEDITO) – Alan Alex

17) Partidos se preparam para nova eleição

18) Em Belo Horizonte, aconteceu a 13ª Torcida de Deus

19) Justiça Eleitoral cassa vereador de Cacoal por compra de votos

Edma Cristina de Góis
Assessoria de Comunicação - Comitê Nacional
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
(61) 2193 9658
http://www.mcce.org.br/

Ethos divulga Campanha Ficha Limpa em Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social

Até quinta-feira (18/06), o Instituto Ethos, uma das entidades que compõe o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), coletará assinaturas para a Campanha Ficha Limpa durante a Conferência Internacional Ethos 2009 Empresas e Responsabilidade Social, em São Paulo.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) vem investindo, cada vez mais, na coleta de assinaturas em eventos pelo Brasil, como uma forma de aumentar o número de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Atualmente esse número já ultrapassa as 750 mil. Nesta fase da campanha, as entidades que compõe o Comitê Nacional do MCCE estão incluindo a coleta em suas agendas, como forma de divulgar e fazer crescer ainda mais o número de adesões.

Durante os quatro dias do evento do Instituto Ethos, serão debatidos temas relacionados com transparência empresarial, cidades sustentáveis, relações capital-trabalho, corrupção, energias renováveis, os impactos do agronegócio, os desafios da educação, o papel das comunidades locais, as transformações do mercado consumidor e as novas tecnologias, entre outros.

Fonte: MCCE e Campanha Ficha Limpa SP

Mais de 1% dos eleitores do Distrito Federal já assinaram o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos

Esta semana, mais uma unidade federativa do Brasil ultrapassou a marca de ter o mínimo de 1% do seu eleitorado participando da Campanha Ficha Limpa. O Distrito Federal é a sexta unidade do país a ultrapassar essa marca, com mais de 22 mil assinaturas coletadas.

Em cerca de um mês, o Distrito Federal deu um salto no número de assinaturas coletadas para a Campanha Ficha Limpa. De 15.982 assinaturas no início de maio, o DF registra hoje mais de 22 mil. O aumento percentual se deve à mobilização da Arquidiocese do Distrito Federal, que têm promovido uma campanha massiva de divulgação da Ficha Limpa junto a ações de coleta.

Em abril, durante a 47ª Assembléia Anual dos Bispos, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram apresentados os dados das coletas pelo país, mostrando o quanto já tinha sido alcançado em cada região e a estimativa de aumento. Além disso, foi divulgado o quadro com a quantidade que cada estado brasileiro precisaria para superar o número de 1% do eleitorado a favor do projeto de lei de iniciativa popular.

Um exemplo dessa mobilização que iniciou a partir da Igreja Católica foram ações de coleta promovidas nas celebrações de Corpus Christi em Brasília e em Belo Horizonte, onde foram montados pontos de arrecadação de assinatura durante os eventos.

Edma Cristina de Góis
Assessoria de Comunicação – Comitê Nacional
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

Fonte: MCCE

Assinaturas para Campanha Ficha Limpa são coletadas no Corpus Christi em Brasília

O feriado de Corpus Christi, que mobilizou cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, também integrou o calendário da coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa.

Em uma banca montada em frente à Catedral de Brasília, a ação da Arquidiocese de Brasília divulgou a iniciativa, esclareceu dúvidas e arrecadou assinaturas de pessoas que escolheram participar da festa cristã neste feriado. Mais de mil novas assinaturas foram contabilizadas na quinta-feira (11/06) até o momento em que começou a missa campal, às 17h.

Atualmente, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) conta com mais de 750 mil assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos.

Fonte: MCCE