quinta-feira, 19 de março de 2009

Comitês 9840 de São Paulo e Imperatriz (MA) coletam novas assinaturas para a Campanha Ficha Limpa

Durante cinco dias, o Comitê 9840 de São Paulo coletou 1.494 assinaturas para a Campanha Ficha Limpa. Em Imperatriz, no Maranhão, o Comitê local enviou mais de 800 assinaturas para o Comitê Nacional, em Brasília, chegando próximo a 10.000 assinaturas coletadas.

As ações de coleta não param pelo país. Os Comitês 9840, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), continuam fazendo sua parte nesse trabalho. No município de Imperatriz, no interior do Maranhão, a coleta é contínua, com várias ações acontecendo para estimular a Campanha Ficha Limpa. Essa semana, mais 846 assinaturas foram enviadas dessa cidade para o Comitê Nacional do MCCE, em Brasília. Com isso, o Comitê de Imperatriz chega a
9.389 coletadas para a Campanha.

Em São Paulo, o Comitê Estadual 9840 segue o mesmo ritmo. Pela terceira vez, uma ação para coleta de assinaturas foi realizada no Condomínio Conjunto Nacional, localizado na avenida Paulista e um dos maiores condomínios do país. De 09 a 13/03, os militantes do Comitê 9840 coletaram 1.494 novas assinaturas para o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Em três ações feitas no Conjunto Nacional, mais de seis mil assinaturas já foram coletadas.

Qualquer pessoa, entidade ou instituição pode participar da Campanha Ficha Limpa, realizando mobilizações pela coleta de assinaturas em suas cidades. O MCCE precisa de 1,3 milhão de assinaturas de eleitores e eleitoras do país para enviar ao Congresso Nacional o PL de iniciativa popular para impedir a candidatura de políticos em débito com a Justiça. O formulário para assinaturas e todas as informações sobre a Campanha estão disponíveis no site do Movimento. Acesse!

Fonte: Assessoria de Comunicação SE-MCCE e blog Campanha Ficha Limpa São Paulo.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Coleta no Conjunto Nacional reúne 1.494 assinaturas; em três coletas no local, mais de 6 mil assinaturas

Muitas declarações de apoio à Campanha Ficha Limpa, comentários indignados sobre a corrupção na política e cansaço com o cenário atual de impunidade para os que estão em cargos eletivos públicos marcaram mais uma coleta de assinaturas no Condomínio Conjunto Nacional, ocorrida na semana passada, entre os dias 9 e 13 de março.

Localizado na Avenida Paulista, entre as ruas Augusta e Padre João Manuel, diariamente milhares de pessoas trafegam pelo Conjunto Nacional, um dos maiores condomínios do país.

O posto de coleta recebeu, ao longo da semana, 1.494 assinaturas em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular Vida Pregressa dos Candidatos. Também foram distribuídos centenas de formulários, inclusive entre os condôminos do Conjunto Nacional.

Esta foi a terceira vez que um posto de coleta da Campanha Ficha Limpa foi instalado no Conjunto Nacional. As três coletas somam mais de seis mil assinaturas.

Caci Amaral, que participou da última coleta, enviou a seguinte mensagem ao blog:

"Vale destacar uma grande quantidade de folhas que foram levadas pelos que se interessaram em colher assinaturas em escolas, familiares escritórios etc. e enviarem diretamente para Brasília.

Jovens estudantes de direito tambem porcuraram se aprofundar no tema. muitos jovens ficaram de levar para a escola.

Folhas forma levadas para cidades do interior de SP e para outros estados."

A tod@s os que participaram de mais uma coleta de assinaturas no CCN, parabéns e obrigada!

Um grande abraço,

Equipe de mobilização/divulgação
Campanha Ficha Limpa SP

Resumo da semana de 9 a 13.3.2009 na coleta de assinaturas da Campanha Ficha Limpa no Conjunto Nacional

. todos que assinaram a lista nos parabenizaram pela iniciativa;

. mais ou menos 60% que assinaram quiseram levar fichas para pegarem assinaturas em casa ou trabalho ou escola e enviar pelo Correio;

. muitos nos sugeriram também ir em outros lugares como USP, MASP, Tribunal Federal, Parque do Ibirapuera etc...o que queriam é movimentar com mais assinaturas;

. algumas pessoas leram os cartazes e não quiseram assinar mesmo; . muitos levaram o folder para ler e voltaram para assinar e um disse: "gostei da forma da abordagem não foi impositiva";

. outras pessoas nos sugeriram maior divulgação em TV, Rádios, etc... um até informou que a TV Gazeta é acessível a este tipo de Campanha.... uma pessoa sugeriu fazer um dia de Campanha Nacional da Coleta de Assinaturas etc.... alguns estrangeiros que não tem título de eleitor no Brasil, quiseram assinar e apóiam a Campanha;

. a participante Ivanylda Havelange disse que tem condições de arranjar voluntários é só entrar em contato com ela.

. o voluntário Fernando (que colaborou na sexta-feira) está muito interessado em trabalhar mais para a Campanha e levará as listas na Faculdade que estudou e nos Colégios que lecionou e se coloca à disposição.

Enviado por Inez Mariza, de São Paulo (SP)

Artigo - Ficha Limpa: a mutação silenciosa da política

FICHA LIMPA: A MUTAÇÃO SILENCIOSA DA POLÍTICA

Márlon Jacinto Reis[1]

Nos estertores do Século XX dezenas de organizações e movimentos da sociedade civil brasileira recolheram o milhão de assinaturas necessário à apresentação de um projeto que originou nossa primeira lei de iniciativa popular: a Lei nº. 9.840/99. Ela trata de temas como a compra de votos e o desvio eleitoreiro do aparato administrativo. A grande coligação de esforços sociais, o amplo apoio popular obtido pela iniciativa e o caráter inadiável das providências ali previstas levaram a uma rápida aprovação do projeto pelo Congresso Nacional.

A mais popular das leis brasileiras se tornou também, e por isso mesmo, a mais eficiente das normas eleitorais. Os arts. 41-A e 73, § 2º, da Lei das Eleições, são as estrelas das seções dos tribunais eleitorais, bastando lembrar que entre 2000 e 2007 mais de 600 políticos já haviam perdido o mandato pela prática de atos de corrupção eleitoral. Os dados são de uma pesquisa feita pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que apresentou o número de políticos cassados por corrupção eleitoral no país.

São essas mesmas normas que embasam os processos que ameaçam o mandato de uma terça parte dos governadores eleitos em 2006 e que já fulminaram diversos mandatos injustamente alcançados nas Eleições Municipais do ano passado. Esse cenário é fruto da mobilização da sociedade civil, que silenciosamente mudou para sempre...



[1] Juiz de Direito no Maranhão, presidente da Abramppe – Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais e membro do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Publicado no Jornal Diário da Manhã, de Goiânia (GO), em 17/03/09
Leia o artigo na íntegra em: http://docs.google.com/Doc?id=dgx3c728_104cc9sr6g9

Estudantes de Volta Redonda (RJ) coletam assinaturas para a Campanha Ficha Limpa

Cerca de 40 estudantes do Projeto Pré-Vestibular Cidadão, da cidade de Volta Redonda (RJ), estão coletando assinaturas para a Campanha Ficha Limpa, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). A intenção dos estudantes é coletar cerca de 300 assinaturas.

Foram nas aulas de Cultura e Cidadania, ministradas pelo professor Luiz Henrique, que os estudantes do Pré-Vestibular Cidadão, em Volta Redonda (RJ), tiveram a idéia de participar da Campanha Ficha Limpa. A sugestão de como ajudar na coleta de assinaturas veio de uma aluna da turma. Cada um dos 40 estudantes levaria para casa um formulário de assinaturas e passaria a coletar junto a família e amigos. A idéia está dando certo e a estimativa dos alunos é conseguir 300 assinaturas até o fim do mês.

A ação dos estudantes de Volta Redonda mostra a importância da mobilização social na Campanha Ficha Limpa. O Comitê 9840 local está apoiando a iniciativa junto com o Movimento Ética na Política (MEP), que desenvolve o Projeto Pré-Vestibular Cidadão.

Fonte: MCCE