quinta-feira, 18 de junho de 2009

Do UOL Notícias - Política: Reforma eleitoral pode permitir a divulgação de "fichas sujas" de candidatos antes da eleição

17/06/2009 - 06h40

Reforma eleitoral pode permitir a divulgação de "fichas sujas" de candidatos antes da eleição
Piero Locatelli

Do UOL Notícias
Em Brasília

Os eleitores poderão ter conhecimento de quais candidatos têm "ficha suja" (sofrem processos ou foram condenados na Justiça por irregularidades) antes da eleição, segundo a proposta de reforma eleitoral em discussão na Câmara dos Deputados. A proposta foi divulgada após reunião da comissão formada para discutir a proposta nesta terça-feira (16). Eles definiram as novas regras de propaganda eleitoral. As modificações sobre o uso da internet na campanha devem ser consolidadas ainda nesta semana.

Atualmente, os candidatos têm de apresentar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) certidões em que constam todos os processos a que respondem, mas ela não é divulgada ao eleitor. Pela nova proposta, o eleitor saberia a situação do candidato antes de dar o seu voto.

A proposta deve ser enviada em duas semanas para o plenário da Casa. Para entrar em vigor nas eleições de 2010, ela precisa ser aprovada até setembro deste ano na Câmara e no Senado.


Veja a notícia na íntegra (com entrevista em vídeo) em: http://noticias.uol.com.br/politica/2009/06/17/ult5773u1404.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário