terça-feira, 16 de junho de 2009

Mais de 1% dos eleitores do Distrito Federal já assinaram o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos

Esta semana, mais uma unidade federativa do Brasil ultrapassou a marca de ter o mínimo de 1% do seu eleitorado participando da Campanha Ficha Limpa. O Distrito Federal é a sexta unidade do país a ultrapassar essa marca, com mais de 22 mil assinaturas coletadas.

Em cerca de um mês, o Distrito Federal deu um salto no número de assinaturas coletadas para a Campanha Ficha Limpa. De 15.982 assinaturas no início de maio, o DF registra hoje mais de 22 mil. O aumento percentual se deve à mobilização da Arquidiocese do Distrito Federal, que têm promovido uma campanha massiva de divulgação da Ficha Limpa junto a ações de coleta.

Em abril, durante a 47ª Assembléia Anual dos Bispos, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram apresentados os dados das coletas pelo país, mostrando o quanto já tinha sido alcançado em cada região e a estimativa de aumento. Além disso, foi divulgado o quadro com a quantidade que cada estado brasileiro precisaria para superar o número de 1% do eleitorado a favor do projeto de lei de iniciativa popular.

Um exemplo dessa mobilização que iniciou a partir da Igreja Católica foram ações de coleta promovidas nas celebrações de Corpus Christi em Brasília e em Belo Horizonte, onde foram montados pontos de arrecadação de assinatura durante os eventos.

Edma Cristina de Góis
Assessoria de Comunicação – Comitê Nacional
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

Fonte: MCCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário