quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Notícias da Campanha Ficha Limpa . N° 2


Notícias da Campanha Ficha Limpa

N° 2 . 03/09/2008




Estamos exatamente no meio da 1° Mobilização Nacional. Muitas ações estão acontecendo nas cidades, bairros, paróquias, escolas e na rua, em todo o Brasil. Aqui vão algumas notícias, informes e lembretes para vocês:

. Novos postos - Além dos postos que divulgamos ontem, como parte das ações do Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro haverá um posto de coleta de assinaturas para a Campanha Ficha Limpa em São Paulo, em frente à Catedral da Sé, das 8h às 10h. Em Aparecida do Norte um posto ficará ao lado do palanque; o objetivo da Campanha Ficha Limpa será lembrado continuamente durante o ato;
. Retificação - Marina de Menezes, do Guarujá, escreveu-nos hoje, dia 3/09, informando que "o desfile cívico-militar do Guarujá não será realizado dia sete de setembro (domingo), mas sim no dia seis de setembro (sábado), no local e horário mencionado, conforme informação dada pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Guarujá". Lá a coleta de assinaturas acontecerá no começo e no final do desfile (que ocorrerá na Av. Santos Dumont), na altura das ruas Oswaldo Cruz e Silvio Fernandes Lopes (este ano o tema do desfile é Voto/Eleições);
. Posto volante - Em Piracicaba o Comitê 9840 local está organizando um posto volante, para colher assinaturas dentro de empresas;
. Coleta inteligente - Antonio Zanon, do Conselho de Leigos, conseguiu 1.051 assinaturas em da seguinte forma: ele anotou o telefone de cada pessoa que retirou formulários para coleta de assinaturas, na paróquia da Vila Alpina, em São Paulo. E cobrou a devolução com data marcada. Todas as pessoas devolveram os formulários assinados - e detalhe: ele não precisou ligar para ninguém cobrando.
. Repasse a notícia - Caci Amaral, do Comitê 9840 Estadual, está enviando via e-mail uma divulgação do blog, além do formulário da Camanha Ficha Limpa para amigos e conhecidos; em seu e-mail ela solicita que a mensagem seja replicada para outras listas, caso a pessoa considere importante. Um dos destinatários que recebeu o e-mail dela foi o cardeal Dom Odilo, que comentou sobre o blog: "Obrigado! Está interessante. Já vou pedir para passar adiante, para divulgar e espalhar a idéia".
. Boa idéia - João Batista, do Grupo de Fé e Política da Arquidiocese de Sorocaba, escreveu-nos dia 1/09 dizendo o seguinte: "vamos reivindicar junto ao juiz eleitoral autorização para coletar assinaturas no dia da eleição. O que vocês acham desta idéia? Tentar organizar as paróquias que estão estabelecidas próximo às zonas eleitorais para este mutirão...". Se o juiz eleitoral local autorizar, vá em frente, João! Vale reproduzir essa ação em outras cidades também.
. Em família - Muita gente está coletando assinaturas em condomínios, junto aos familiares, no trabalho, etc. Não listamos estes casos entre os postos para coleta de assinatura divulgados ontem porque estas ações não atingem o público em geral. Elas, porém, são tão importantes quanto todas as outras que estão acontecendo neste momento. Coletar assinaturas é preciso!
. Lembrando do título - "Há um ponto falho na nossa campanha e que precisamos corrigir. Ninguém leva consigo título de eleitor. Ora, sem isto, de que adianta assinar o abaixo assinado?", escreveu-nos Silvia Cosac, do Movimento Voto Consciente e também integrante do Comitê 9840 Estadual, no dia 27/08. "Como corrigir? Tenho colocado em minhas listas, abaixo do campo assinatura, FONE:... nos dias seguintes, vou ligando e completando. Creio importante passar esta sugestão, pois teremos muito mais êxito". E ela continua: "Como v. está pedindo por novidades, te conto: 1- 6a. feira passada falei para 6 párocos diferentes, da Diocese de S.Amaro, e dei os passos para eles lançarem a campanha em suas paróquias; 2- Acabo de ser entrevistada pela Rádio Diocesana de Caraguatatuba falando sobre o mesmo assunto e estimulando os cidadãos a montarem barracas e Comitês. Semana que vem, tb. 4a.f., às 17:30, o tema será Lei 9840. Confira no http://www.diocesecaraguatatuba.com.br/ ; 3- 6a.feira próxima, às 10 hs., irei à reunião da Cúria, a pedido de D.Fernando Figueiredo, tb.para falar sobre o Movimento e a Campanha. 4- Só na minha paróquia, aqui no Alto da Boa Vista conseguimos 400 assinaturas." Muito bom, Silvia!

E você? Como está a 1° Mobilização Nacional em sua cidade, bairro, na sua rua? Escreva-nos contando. Lembre também de enviar fotos e vídeos, para postarmos no blog da Campanha Ficha Limpa.
Abraços a tod@s e até breve,

Renata Celani

2 comentários: