terça-feira, 2 de setembro de 2008

Campanha Ficha Limpa organiza postos
para coleta de assinaturas em São Paulo

Objetivo é intensificar a coleta durante a Semana da Pátria, para viabilizar projeto de lei de iniciativa popular que torna inelegíveis candidatos condenados em primeira instância,
ou que tenham renunciado para fugir de cassações

Entidades que estão apoiando a Campanha Ficha Limpa em São Paulo – entre elas PUC, OAB, Cáritas Arquidiocesana, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese e A.D.I. – reuniram-se ontem (1/09) na Cúria Metropolitana e divulgaram 13 postos para coleta de assinaturas que estarão ativos durante a 1° Mobilização Nacional da Campanha, de 1 a 7 de setembro, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Guarujá, Santos e Bertioga. Piracicaba e Itatiba também deverão contar com postos.

A Campanha Ficha Limpa, iniciativa do MCCE lançada em abril deste ano, pretende levar ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos. O PL introduz novos critérios para permitir candidaturas de políticos, propondo alterações no texto da Lei Complementar nº 64/90, a chamada Lei de Inelegibilidades.

Em São Paulo, durante a semana, haverá postos de coleta em diversos locais, como igrejas, escolas e na rua. Dia 4 de setembro Chico Whitaker, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, montará uma banca na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Gazeta, das 17h às 18h. “Este é um processo de educação política extremamente importante”, diz ele. “A vida pregressa dos candidatos tornou-se debate nacional”.

Outro posto, que atende diariamente, fica no salão de beleza Tiffany (Av. Água Fria, 1.769 - bairro da Água Fria). “Não podemos só reclamar dos políticos brasileiros. Temos que cobrar deles um bom exemplo para as próximas gerações”, afirma o proprietário do salão e responsável pela iniciativa no local, José Francisco Merchiorato, que aderiu à Campanha após ouvir a notícia num programa de rádio.

A criação dos postos é voluntária e acontece em todo o Brasil. O MCCE espera aumentar significativamente o número de assinaturas coletadas nessa semana. O mais recente balanço do Movimento contabilizou 200 mil assinaturas; é necessário 1,3 milhão de assinaturas, o equivalente a 1% do eleitorado brasileiro, para poder enviar o PL ao Congresso Nacional.

Cidadãos e entidades interessados em participar da Campanha Ficha Limpa podem auxiliar na coleta de assinaturas. O formulário, bem como o projeto de lei na íntegra e materiais de divulgação da Campanha, estão disponíveis na página do MCCE: www.mcce.org.br . Quem quiser assinar o formulário de adesão deve ter em mãos o número de seu título de eleitor. A Campanha continua após a Semana da Pátria.

Veja a relação de postos de coleta:

. De 1 a 7/09, das 14h às 17h, em Bertioga: Na rua - Av. Anchieta, 1998 (em frente ao Disk Água)
. De 1 a 7/09, das 14h às 21h, em Santos: Na rua - Av. Ana Costa, 340
. De 2 a 5/09, das 8h 30 às 17h, em São Paulo: Comissão de Justiça e Paz de São Paulo – Av. Higienópolis, 890 (Higienópolis)
. De 2 a 7/09, ao longo do dia, em São Paulo: Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração – Av. Renata, 1 (Vila Formosa)
. Dia 3/09, das 9h às 14h, em Guarulhos: Na rua - Rua Dom Pedro II – Em frente à Igreja Matriz
. De 3 a 6/09, a partir das 8h, em São Paulo: Tiffany Instituto (cabeleireiro) – Av. Água Fria, 1.769 (Água Fria)
. Dia 4/09, das 9h às 17h, em São Paulo: Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação) – andar térreo . Espaço Solidário - PUC-SP – Rua Dra. Neyde Aparecida Sollito, 435 (Vila Clementino)
. Dia 4/09, das 17h às 18h, em São Paulo: Na rua - Avenida Paulista, em frente ao prédio da Gazeta (Jardim Paulista)
. Dia 6/09, das 14h às 16h, em São Paulo: Na rua - Praça Benedito Calixto – O Autor na Praça (Pinheiros)
. Dia 6/09, das 8h às 11h, em São Paulo: Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (durante as Jornadas Pastorais) – Av. Nazaré, 993 (Ipiranga)
. Dia 6/09, das 10h às 11h, em São Paulo: Centro Pastoral São José – Rua Álvaro Ramos, 366 (Próximo ao Metrô Belém)
. Dia 7/09, das 9h às 12h, em Guarulhos: Na rua - Bosque Maia
. Dia 7/09, das 9h 30 às 13h , no Guarujá: Na rua - No começo e no final do desfile de 7 de Setembro (que ocorrerá na Av. Santos Dumont), na altura das ruas Oswaldo Cruz e Silvio Fernandes Lopes (este ano o tema do desfile é Voto/Eleições)



Mais informações:

Renata Celani . Comunicação
campanhafichalimpasp@uol.com.br
(11) 3022 9485 . 9157 2634
Campanha Ficha Limpa
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
Comitê 9840 – Estadual São Paulo

2 comentários:

  1. A campanha está crescendo!

    ResponderExcluir
  2. Excelente a oportunidade de verificar, por meio dos texto coletados no Blog, a diversidade de entidades que apoiam a Cmpanha Ficha limpa. carmen

    ResponderExcluir