terça-feira, 2 de setembro de 2008

Do Diário do Grande ABC . 2/09/2008

Fonte: Diário do Grande ABC
terça-feira, 2 de setembro de 2008, 08:55

Campanha coleta assinaturas para envio de projeto popular

Elaine Granconato
Especial para o Diário

A Igreja Católica do Brasil, incluindo a Diocese de Santo André - que reúne os sete municípios do Grande ABC -, integra a campanha de coleta de assinaturas em favor de projeto de lei de iniciativa popular que busca vetar candidatos condenados em primeira instância em ações de improbidade administrativa ou criminais.

A Campanha Ficha Limpa é promovida pelo MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), que intensifica a ação nesta Semana da Pátria - até o dia 7 de setembro. Para que o projeto seja enviado à Câmara dos Deputados há necessidade de atingir um 1,3 milhão de assinaturas, o que equivale a 1% do eleitorado.

Até o momento, segundo dados do MCCE, cerca de 200 mil pessoas já assinaram. "Temos de sensibilizar a sociedade para discutir sobre a responsabilidade do voto consciente e da ética na política", afirmou Josephina Bacariça, presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, ligada à Cúria Metropolitana.

"Todo mundo critica os políticos corruptos, mas temos de fazer a nossa parte. Criar medidas concretas para limpar essa política que está aí", disse o frei franciscano Luiz Favoron, que comanda a Paróquia Santa Gema Galgani, no Jardim Ana Maria, em Santo André. Em um mês, cerca de 500 assinaturas foram coletadas na igreja, de acordo com Favoron, também coordenador da Comissão de Serviço da Diocese de Santo André. "A comissão manifesta o desejo de uma política nova", afirmou o religioso. A coleta de assinaturas na paróquia prossegue até o dia 30 de setembro.

Inelegibilidade - As assinaturas têm como objetivo alterar a Lei das Inelegibilidades, de 1990. A matéria tenta impedir a candidatura de pessoas condenadas em primeira instância por crimes graves ou com denúncia recebida pela Justiça. De acordo com o texto, essas pessoas devem ficar afastadas da política até a solução do processo.

"O discurso do ‘rouba, mas faz' mostra-se desgastado. A população está mais atenta para melhorar a qualidade dos políticos que elege", ressaltou Carmen Cecilia de Souza Amaral, da Pastoral Fé e Política, da Arquidiocese de São Paulo. Ela também é coordenadora do Comitê 9840-Estadual, cujo nome é referência à lei 9840/99, também de iniciativa popular, que proíbe a compra de votos e o uso eleitoral da máquina administrativa. Na época, as 1.039.175 assinaturas coletadas transformaram o projeto em lei. Além da igreja e do apoio das pastorais, a Campanha Ficha Limpa reúne OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil-São Paulo) e Movimento dos Promotores Democráticos, entre outras organizações.

A Diocese de Santo André é composta por 94 paróquias no Grande ABC. Os interessados devem se informar nas igrejas sobre o abaixo-assinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário