terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Do Estadão - Temer quer levar projeto 'Ficha Limpa' para a pauta da Câmara

Proposta que prevê inelegibilidade para políticos condenados será discutida por líderes nesta quarta-feira

Bruno Siffredi, do estadao.com.br

SÃO PAULO - O projeto de iniciativa popular 518/09 - conhecido como Ficha Limpa -, que proíbe a candidatura de postulantes a cargos públicos com problemas na Justiça, pode entrar na pauta da Câmara dos Deputados já na próxima semana. A assessoria do presidente da Casa, deputado Michel Temer, confirmou nesta terça-feira, 2, que o deputado vai colocar o tema na pauta da primeira reunião com os líderes partidários do ano, que ocorre nesta quarta-feira, 3. Temer é favorável a iniciar a discussão sobre o projeto no plenário na semana que vem.

Veja Também

linkCongresso Nacional inicia as atividades de 2010

linkLentidão do Judiciário 'é um mito', diz Mendes

A ONG Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) já apresentou 1,5 milhão de assinaturas de eleitores de todo o Brasil em apoio ao projeto. O número é maior do que o necessário para que este siga adiante, mas a proposta ainda não entrou na pauta do Congresso por falta de acordo entre os líderes.

"Isso (a entrada do projeto na pauta) depende da reunião com os líderes partidários, se a maioria concordar, o tema avança", explicou a assessoria, que admitiu ser necessária uma "solução negociada".

Apresentado em setembro, o projeto Ficha Limpa prevê que indivíduos condenados em primeira ou única instância por crimes graves não possam disputar as eleições. No entanto, caso chegue ao plenário, a proposta deve ser atenuada para que apenas políticos punidos por uma decisão colegiada de segunda instância sejam impedidos de participar das eleições.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,temer-quer-levar-projeto-ficha-limpa-para-a-pauta-da-camara,505119,0.htm

__

Nenhum comentário:

Postar um comentário