segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ações do Comitê 9840 de Guarabira (PB)





Imagens de coletas da Campanha Ficha Limpa em Guarabira durante o 7 de Setembro (primeira e segunda fotos, de cima para baixo) e na Igreja Matriz.



O trabalho do Comitê Local 9840 de Guarabira chega
a 7.240 assinaturas para o Ficha Limpa na Região do Brejo... mas a Campanha continua

As atividades do Comitê 9840 de Guarabira, intesificadas no mês de agosto, quando todo o Movimento Nacional de Combate à Corrupção se organizou para conseguir, em 30 dias, a meta de 300 mil assinaturas restantes para apresentação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre a vida pregressa dos candidatos na Câmara dos Deputados, resultou em 3.783 (três mil e setecentas e oitenta e três assinaturas).

Precisamos chegar, no Brasil, a 1 milhão e trezentas mil assinatura e a capmpanha não para enquanto não alcançar a meta.

No domingo 6 de setembro durante a Programação do Grito dos Excluidos em Guarabira as entidades integrantes do comitê 9840 de Guarabira se organizaram para participar da mobilização que aconteceu no bairro do Mutirão onde foram coletadas várias assinaturas.
No dia seguinte, 7 de setembro, durante o desfile cívico em comemoração ao dia da Pátria o comitê local se dividiu em várias equipes de coletas de assinaturas, além de instalar uma barraca na praça Lima e Moura, Centro da cidade, onde foi realizada uma grande coleta de assinaturas.

A Campanha Ficha Limpa ja ultrapassou a meta de 1% do eleitorado do estado da Paraiba, apoiando a iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE. O estado precisaria de 26.530 assinaturas. Já passou das 30 mil. Essa também seria a meta para cada município brasileiro para que pudessemos alcançar 1% do eleitorado nacional - exigência para apresentação na Câmara dos Deputados de uma Lei de Iniciativa Popular. O trabalho do Comitê 9840 formado por entidades de Guarabira já enviou 7.240 (sete mil duzentas e quarenta) assinaturas para Brasília. Isso é próximo de 20% do eleitorado de Guarabira.

Outras iniciativas importantes no mês de agosto foi a Gincana realizada pelo Centro Educacional N. Sª da Luz - CENSL, que abordou a temática ética na política e um dos desafios para os alunos foi a coleta de assinaturas para a campanha Ficha Limpa. Na Universidade Estadual foi feita uma coleta numa ação conjunta entre professores, funcionários, estudantes e direção. Já na Igreja Matriz da cidade, escolas municipais e durante a II Semana de Arte e Cultura de Guarabira, também foram coletadas centenas de assinaturas.

Um fato importante foi a Iniciativa da Câmara Municipal de Guarabira, através do vereador Alcides Camilo, que realizou uma sessão especial para descutir a Campanha Ficha Limpa e uma palestra proferida pelo Dr. Jorge Camilo, vereador da cidade de João Pessoa, sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular - vida pregressa dos candidatos, que aconteceu no dia 20 de agosto e contou com uma ampla participação da sociedade Guarabirense e do comitê 9840 de Guarabira.

Em Guarabira a Campanha Ficha Limpa foi lançada, em agosto de 2008 e o Comitê foi criado, em 4 de setembro de 2008, por iniciativa da Associação SEDUP – Serviço de Educação Popular. Hoje é formado por uma serie de organizações e voluntários locais a exemplo de: Movimento de Adolescentes e Crianças; Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes; Associação Menores Com Cristo; Diocese de GUARABIRA; Rádio Comunidade Geral FM; Lojas Maçônicas; Centro Educacional Nossa Senhora da Luz; Secretaria de Educação; Pastorais Sociais; Movimento DEMOLEY; Rotary; Arimpo; Fundação Cultural Ilê Axé D'Oya; Comunidade Talita; Cáritas; Movimento de Mulheres Trabalhadoras; Fórum das Entidades Populares e Movimentos Sociais de Guarabira; Biblioteca Municipal, Campus da UEPB de Guarabira e pessoas voluntárias.

Até agora a Paraíba registrou junto ao Movimento Nacional cinco comitês locais: nas cidades de Guarabira e Campina Grande, desde o ano passado, na cidade de João Pessoa e também os municípios de Santa Terezinha e Assunção. Independente dos comitês entidades e pessoas se organizam em todo o estado na coleta de assinaturas. Qualquer pessoa pode ajudar.
Acesse o site onde está o formulário, que pode ser imprimido, e todas as instruções e informações sobre a Campanha, a proposta de Lei e como coletar corretamente as assinaturas e envia-las ao Comitê Nacional em Brasília: http://www.lei9840.org.br/


Fones e e-mail para contato:
SEDUP (83) 3271 1231
Laura (83) 8726 2601
Danilo (83) 8889 9634
e-mail seduppb@uol.com.br
luaparamar@gmail.com

Enviado por Laura Laureano, do Comitê 9840 de Guarabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário