segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Leia depoimentos de voluntários sobre a segunda coleta no Conjunto Nacional (26 a 30/1)

Naur Martins
"Como é bom fazer coisas prazeirosas como participar da "Campanha". Uma grande verdade vem à tona:
É muito maior o número de pessoas boas, bem intencionadas, com espírito de cidadania, do que as más, mau intencionadas e, muitas vezes, criminosas, que agem contra os bons princípios e contra a nação, enfim. Podemos crer que em nosso País há esperança sim.
Nós fizemos tudo com muita alegria, colhemos belos frutos, que foram as manifestações das pessoas que, também com alegria nos procuravam para assinar. Sinto-me altamente gratificado por ter sugerido a coleta no Conjunto Nacional, que foi um êxito e abriu muitas possibilidades para a continuidade desse trabalho vitorioso.
Parabéns a nós tod@s."

*
Edgar Pereira Louzi
"Fiquei satisfeito com o resultado. O lugar (CN) serve de fonte para colheita de muitos depoimentos. Sem contar com aqueles que já de pronto, ao ler o "bander" se aproximava da banca para assinar, enquanto outros delongava na decisão de assinar, ouvindo os motivos e o objetivo do abaixo-assinado.

Tivemos casos pitorescos, como franceses, italianos, portugueses de passagem por aqui, querendo assinar também. Deparamos tb com pessoas que relutava em assinar, alegando que condenação na 1ª instância tinha chance de candidatura, aí dava vontade de perguntar se ele(ela) eram candidatos e estava na situação. Veio tb uma pessoa da magistratura da Bahia, parabenizando o trabalho e não ficava a conversar mais devido reunião de trabalho aqui em São Paulo.

Na sexta feira passaram pessoas da Belem do Pará, quando informamos q a Coordenação MCCE estava presente lá, colhendo assinaturas, ficaram até emocionadas. Até pessoas interessadas no movimento apareceu, como o caso do Sr. Carlos (do bairro Liberdade) que conversou bastante comigo e com Raimundo(figura especial), deixou até nº de telefone para próximas atividades (nos dias de sábados e domingos e na semana ás noites) para ajudar no movimento."

*
Olga de Oliveira Lima
"Pena que não pude ficar mais tempo na sexta feira! Foram mais de 4h00 em contato com um público o mais diversificado possível, quanto à classe social, etc..uns demonstrando apoio e anseio de mudanças, outros enteressados em conhecer melhor a campanha "não posso assinar mais tres vezes para mudar logo esta situação"!, "é pra já, assino" como também indiferência através da linguagem oral e corporal de uns poucos, mas todos os abordados estavam aí em busca de algo e acredito que o posto de assinaturas da CFL não passou despercebido."

*
Raymundo Medeiros
"Foi muito gratificante participar com vocês na coleta de assinaturas no Conjunto Nacional.
Como eu estou também na internet completando os dados, faço as seguintes observações para maior eficiência dos trabalhos:
1) Ficarem atento para que os nomes sejam completos. Muitos assinam : O. , P. , M.
2) Para que os nomes sejam do titulo; muitos dão nomes diferentes, ou de solteiro (a) ou de casado (a).
3) Quando a letra não for de forma, deve ser bem legível. Qdo não for legível o responsavel pela coleta de acrescentar a palavra em letra de forma.
4) Vários nomes veem sem assinatura."

*
Marina Campos (palhaça Consuelo)
"Foi um prazer enorme poder usar toda a força da linguagem do palhaço para sensibilizar as pessoas para uma causa tão fundamental. Acredito que a arte tem uma função cidadã, não é apenas um mero canal de expressão; ela pode estar a serviço das relações e do melhor entendimento entre as pessoas, e essa foi nossa principal intenção durante os dias de trabalho no Conjunto Nacional. Foram dias muito divertidos para os palhaços Nilo, Abigail, Brigitte e Consuelo, que, aliás, adoraram ajudar as equipes de voluntários. O saldo foi positivo: 2534 assinaturas e o dobro de risadas!"

*
Caci Amaral
"Alguns advogados questionam a proposta da campanha ficha limpa - reconhecem o risco que a sociedade corre ao eleger políticos corruptos ou implicados em crimes graves - mas acreditam que a solução estaria na divulgação dos fatos para esclarecimento da população, de forma que se preserve o princípio da presunção da inocência.

Diretamente ligado ao princípio da presunçãio da inocência está a discussão sobre a constitucionalidade do projeto ficha limpa.
Vale lembrar que o princípio constitucional da presunção da inocência já não se aplica para candidatos a cargos públicos ou a firmas particulares onde se pede comprovante de bons antecedentes para admissão no emprego.

Também, renomados autores consideram que para o direito eleitoral deve se levar em consideração os princípios também constitucionais da probidade e da moralidade da administração pública, não se aplicando o princípio da presunção da inocência, pois não estamos condenando o candidato e muito menos interferindo na integridade de sua vida, de seus bens ou de sua liberdade, presevados a partir do preceito constitucional da presunção da inocência.

A Campanha Ficha Limpa quer preservar o bem público, a integridade da adminstração dos bens que são de toda a sociedade e a lisura do processo eleitoral."

*
Luiz Antonio de Souza Amaral
"A grande maioria das pessoas convidadas ou mesmo atraídas pela mensagem do banner que interrogava se eles gostariam que só pessoas com ficha limpa, isto é, sem condenações pudessem se candidatar aderiam prazeirosamente a participar da coleta de assinaturas para a apresentação do projeto de iniciativa popular.

Invariavelmente agradeciam por alguem estar promoventdo a iniciativa de moralizar a vida pública de nosso país e parabenizavam o esforço das pessoas que voluntariamente exerciam essa manifestação de cidadania."

Nenhum comentário:

Postar um comentário