quarta-feira, 12 de maio de 2010

O que você achou da aprovação do Projeto Ficha Limpa na Câmara?

Deixe aqui o seu comentário.
__

11 comentários:

  1. Sou um chato eu gostaria que candidatos processados não pudessem se candidatar. Processados deveriam se "limpar e higienizar" antes de tentarem um cargo eletivo.
    A mudança de primeira instância para decisão de colegiado me decepcionou.
    Mas foi uma vitória sim. Conseguimos vencer uma batalha, agora temos que vencer o Senado e conseguir a aplicação da lei nas eleições deste ano.
    Estaremos de olho nos senadores.
    Eu e meu blog continuaremos batalhando para arrancar os corruptos do congresso.

    ResponderExcluir
  2. Estou feliz! Nosso trabalho, que passou pelo diálogo com a população, foi bem sucedido. Esta experiencia provoca mais atitudes nessa linha da participação do povo no Congresso Nacional. Temos espaços no poder garantido pela Constituição Brasileira que não podemos deixar de ocupá-los. Parabéns para a equipe central e para todas as pessoas que participaram. É uma grande vitória!

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo a toda essa valiosa equipe que durante esses 3 anos se dedicou a esse trabalho,conseguindo esta vitoria.
    Eu diria até que, depois das Diretas-já, este foi o movimento que envolveu toda a Nação brasileira, muitas vezes, sem o apoio explicito dos meios de divulgação.
    Raymundo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!!!!!!a todos e todas que no inicio do movimento se fizeram presentes sempre na coleta de assinaturas, e incasavelmente buscaram ampliar a rede de entidades e movimentos sociais para fortalecer cada vez mais a campanha.

    um parabéns especial a Caci e ao Luiz Antonio, e um recadinho....PARA O BOM LUTADOR NÃO EXISTE DERROTAS, SÓ VITORIAS!

    Erminia Alonso

    ResponderExcluir
  5. Tudo isso, quero dizer, toda essa mobilização em prol da aprovação do "Ficha Limpa" está sendo um aprendizado para a sociedade e a Internet está sendo o instrumento pedagógico.
    O cidadão está compreendendo que o seu papel democrático não é apenas através do voto, mas cotidianamente, através de mobilizações e fiscalizações. Está também, reconhecendo a sua força e com isto alcançando resultados práticos.
    É neste sentido que a Internet está revolucionando a sociedade quando coloca nas mãos de pessoas comuns a chance de participar efetivamente da construção de uma democracia, não apenas representativa, mas também, mais interativa e participativa.

    ResponderExcluir
  6. Achei ótimo que o Projeto Campanha Ficha Limpa foi aprovado pela Câmara dos Deputados, o caminho fica mais fácil....Parabéns a nós todos que temos o mesmo objetivo: acabar com a corrupção eleitoral. Foi muito bom porque alguns Partidos já vão adotar a Ficha Limpa antes da aprovação final e o Projeto teve uma repercussão nacional e ficou mais conhecido e debatido.

    Inez Mariza
    São Paulo

    ResponderExcluir
  7. José Corsino, a internet foi um instrumento fundamental para mobilizar a população, mas sempre é bom lembrar que foram coletadas 1,6 milhão de assinaturas no corpo a corpo, nas banquinhas de coleta, ao longo de mais de um ano e meio. E isso que deu base, posteriormente, à ação pela internet.

    A combinação de ações - presenciais e virtuais - ajudou a fortalecer o movimento.

    Um abraço, Renata

    ResponderExcluir
  8. A aprovação do Projeto Ficha Limpa na Câmara demonstra a força e o poder popular. É sem dúvida uma conquista do povo, com o povo para o povo.

    Ressalto a importância do fortalecimento e articulação dos comitês 9840 em todo país.

    Graças ao trabalho dessa equipe maravilhosa, que abraçou a causa e deu corpo ao pensamento coletivo popular no combate à corrupção em nosso Brasil, somos vitorios@s.

    Parabéns! Avante!

    Aurea Emilia - Natal - RN

    ResponderExcluir
  9. Renata,você tem razão.
    Em relação a mobilização, eu quis dizer que as mesmas pessoas que mandaram e-mails podem também não votar em candidatos "fichas sujas" e que esta ação pode ser sincronizada pela internet.Além disso, a Internet está se tornando o veículo de comunicação mais democrático que existe, se já não o é. Mas é claro que o trabalho de campo onde foram coletadas as assinaturas é que foi o principal. No entanto, na minha opinião, até nisto a Internet foi o fator potencializador.

    ResponderExcluir
  10. José Corsino, concordo contigo. E vamos em frente - ao Senado!

    Um abraço, Renata

    ResponderExcluir
  11. Parabéns! O 1º passo foi dado. Agora temos que ficar de olho no Senado para que o processo não emperre e, mais uma vez, tudo permaneça exatamente como está frustrando um povo sofrido e cansado das injustiças sócias.

    ResponderExcluir