quarta-feira, 12 de maio de 2010

Artigo | Vamo que vamo!!!!!

VAMO QUE VAMO !!!!!!

Heródoto Barbeiro

Mais de um milhão de setecentos mil cidadãos assinaram o projeto de iniciativa popular liderado pela CNBB e OAB. O projeto que impede o Ficha Suja de se candidatar em outubro foi finalmente aprovado na Câmara dos Deputados. Até o último minuto da madrugada de terça feira da semana passada, alguns deputados tentaram uma manobra para empurrar a votação para o dia de São Nunca, mas não conseguiram. As caixas postais estavam abarrotadas de e-mails coordenados pelo Movimento Contra a Corrupção Eleitoral . Algumas excelências receberam mais de 15 mil mensagens por dia, foi um sufoco no servidor e os computadores travaram. Era gente com aquela raiva bendita, como dizia Teotônio Vilela, cansada de ficar assistindo as maracutais e manobras para os já condenados pela Justiça se perpetuarem no poder, e usufruindo de foro privilegiado. São os cidadãos de primeira classe e todo o resto é cidadão de segunda classe, com direito a não reclam ar, pagar impostos e achar tudo lindo. São os que podem usar os narizes de palhaço sem nenhum constrangimento.

Foi dado um passo, mas o bastidor encobre muito mais safadeza. Partidos e parlamentares que podem ser impedidos porque praticaram crimes comuns, ou que estão vendendo apoio e legenda por debaixo do pano, apresentaram destaques ao projeto original. Isto quer dizer que existem alguma minas deixadas para trás e que podem explodir o esforço coletivo de moralizar a vida pública. Esses destaques vão ser votados em breve, e por isso é preciso ficar atento, continuar divulgando o site www.mcce.org.br para que eles entendam que nós continuamos de olho. Além da ameaça de descaracterizar o projeto e abrir uma porteira por onde vai passar uma boiada de maus elementos, com ou sem mandato, pode haver um jogo de empurra empurra para que o prazo se esgote e o projeto não seja válido para a eleição deste ano. Não esqueça que depois de aprovado na Câmara, vai para o Senado e só depois para a sanção do presidente Lula. Tem que haver marcação homem a homem, como em jogo da Libertadores. Qualquer descuido e eles levam.

Outro passo importante é que a pressão via web foi tão forte que alguns partidos políticos resolveram vir a público e avisar que não importa qual seja o resultado no Congresso, não vão dar legenda para candidato Ficha Suja. Argumentam que o partido tem que ter responsabilidade pela legenda que dá para uma pessoa, afinal a Justiça Eleitoral já definiu que a vaga de deputado, senador e vereador pertence ao partido e não ao parlamentar. Assim, em uma atitude de respeito com a opinião pública, e o medo do troco que pode ser dado na eleição deste ano, vários se comprometeram. Nessa lista estão os três grandes PT, PSDB e DEM e os não tão grandes PV, PSOL, PSC, PHB e PC do B. Não falta ninguém nesta lista? Sim, até o presente momento, apesar de tentativas diretas com a direção nacional, não se obteve resposta do PMDB, PTB, PDT e PP.

Esta é a marcha da cidadania, o nosso vamo que vamo. É verdade que ainda é muito pouco, mas o episódio mostra que existem cidadãos conscientes que sem pressão e participação tudo fica como dantes no quartel do Abrantes. Mostra também que a internet tem mais influência no Brasil do que a nossa vã filosofia é capaz de imaginar. É um bom começo. Estamos aprendendo as duras penas, mas quem foi que disse mesmo que uma caminhada de cinco mil quilômetros começa com o primeiro passo? Talvez o próximo seja um projeto para acabar com a verba de gabinete que senadores e deputados têm direito no valor de 60 mil reais. Ou então trocar os benefícios que usufruem hoje ao custo para o contribuinte de 110 mil por um salariho bruto de apenas 50 mil mensais. Pode parecer um exagero, mais ainda assim vamos economizar nosso imposto.
__

Nenhum comentário:

Postar um comentário