quinta-feira, 16 de abril de 2009

5° Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa

Brasília, 27 de março de 2009
Carta nº 03/2009 – MCCE
Aos comitês 9840 e entidades do MCCE

Assunto: 5ª Mobilização Nacional da Campanha Ficha Limpa

Amigos e amigas,

Nossa Campanha Ficha Limpa continua firme rumo à coleta de 1,3 milhão de assinaturas necessárias para enviar o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos ao Congresso Nacional. Nesse mês chegamos à metade das assinaturas, 650 mil, mas precisamos manter o fôlego para alcançarmos nossa meta. Buscando estimular as ações de coleta e o debate do PL na sociedade, realizaremos no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, a 5ª Mobilização Nacional.

Estamos num momento crucial para a Campanha. Em maio, completamos um ano do início da coleta de assinaturas. É imprescindível, nesse momento, o envolvimento de todos os nossos Comitês 9840 na Campanha Ficha Limpa. Vamos focar nossos esforços para coletar o restante das assinaturas que precisamos para o envio do PL ao Congresso. Nossa meta é fazer com que os critérios de inelegibilidade propostos pelo Projeto de Lei sejam aplicados já na eleição de 2010.

Como já é do conhecimento de todos/as, a Mobilização Nacional é um momento em que realizamos um verdadeiro mutirão para a coleta de assinaturas. Nossa sugestão é que, durante os dias que antecedem a data, 21/03, sejam promovidos debates, seminários ou mesmo reuniões menores com segmentos da sociedade civil para discussão do PL e suas propostas, além das ações de coleta. Grupos de militantes poderiam percorrer escolas, universidades, paróquias e outros locais da cidade coletando assinaturas.

Convidar entidades locais para serem parceiras dos Comitês durante a Mobilização também é uma dica válida para ajudar na coleta de assinaturas. No dia da Mobilização (21), recomendamos que montem postos fixos de coleta em pontos movimentados da cidade e horários previamente estabelecidos. Para evitarmos dificuldades na hora do preenchimento dos formulários, o que poderia resultar em assinaturas inválidas, reforçamos os cuidados necessários na hora da coleta no documento que segue em anexo.

Pedimos que antes do dia 21 de abril, todos os Comitês 9840 enviem para o Comitê Nacional as atividades programadas e os locais de coleta pelo e-mail: comunicacaomcce@gmail.com ou entrem em contato pelo telefone: (61) 2193-9658. Todas essas informações ficarão disponíveis no site, para que qualquer eleitor e eleitora possa saber onde está acontecendo a coleta em seu estado ou cidade.

Abraços fraternos,
Suylan Midlej
Secretária-executiva


Roteiro para preenchimento do formulário de assinaturas

1. Peça que a pessoa preencha, corretamente, TODOS os campos do formulário: Nome completo, endereço com o município onde reside, número e município do título de eleitor e assinatura ou impressão digital. Caso a pessoa solicite, o responsável pela coleta pode preencher os demais campos por ela, COM EXCEÇÃO da assinatura ou digital, que deve ser do próprio eleitor(a).

2. Depois de assinado, confira os dados e peça para o participante corrigir ou preencher algo que falte, se necessário.

3. A falta dos dados do título de eleitor INVALIDA a contagem da assinatura! No campo dedicado a essas informações, NÃO têm validade número do RG ou CPF.

4. Caso a pessoa interessada em preencher o formulário não esteja com o título de eleitor em mãos, há a possibilidade de pesquisarmos os dados do título na internet depois. Para isso, peça que ela preencha os campos colocando o nome COMPLETO, SEM ABREVIAÇÃO E DE FORMA LEGÍVEL, e a DATA DE NASCIMENTO. Com essas informações, você pode consultar o link: http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/consultaNome.htm na página do TSE na internet e resgatar os dados do título de eleitor daquela pessoa.

5. Após finalizar a coleta, organize e contabilize as assinaturas válidas e inválidas, e ENVIE OS FORMULÁRIOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL para o Comitê Nacional do MCCE em Brasília, no endereço que está no próprio formulário.

6. Caso alguém peça formulários para coletar assinaturas, fique à vontade para distribuí-los, mas antes, explique a ela como preenchê-lo corretamente.


VAMOS INTENSIFICAR NOSSA CAMPANHA PARA SUBMETERMOS AS ASSINATURAS AO CONGRESSO NACIONAL!!!

CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário