sexta-feira, 5 de junho de 2009

Do site Região Noroeste em Notícias: Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral ganha força no interior

Justiça - Fernandópolis (SP)
04/06/2009 - 08:00:00
Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral ganha força no interior

O objetivo do Projeto é impedir a candidatura de políticos condenados por crimes graves.

O Projeto de Lei defende que haja uma condenação criminal por improbidade administrativa para que ocorra a inelegibilidade. No caso dos políticos que detém foro privilegiado, a proposta é que a inelegibilidade decorra tão somente do recebimento da denúncia, já que, segundo a Constituição, muitos desses processos podem até ser suspensos por decisão do Parlamento.

Além disso, as denúncias criminais, nesses casos, terão que ser recebidas por um tribunal formado por diversas pessoas, o que dá maior garantia de que o processo será iniciado com base em alegações fundamentadas e embasadas em provas.

Muitos políticos foram condenados em primeira instância ou respondem a denúncias recebidas por tribunais em virtude de fatos gravíssimos, como homicídio, tráfico de drogas, violência sexu-al, desvios de recursos públicos etc. Isso não impede, pela legislação atual, que eles sejam candidatos. Hoje, só os que já foram condenados em definitivo ficam impedidos de participar das eleições como candidatos, o que é muito pouco, pois os processos penais duram muitos anos para chegar ao fim.

Fernandópolis e outras cidades da região já estão engajadas no movimento e disponibilizam formularios para a coleta de assinaturas em varias sedes da OAB regionais.

Fonte: http://www.regiaonoroeste.com/home.php?content=materias&id=19553

Nenhum comentário:

Postar um comentário