quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Do blog do Heródoto Barbeiro - Luta cidadã

L U T A C I D A D Ã

Sex, 23/01/09 por herodoto.barbeiro categoria • O Shampoo da Semana
Heródoto Barbeiro

Não é de hoje que Francisco Whitalker, o Chico, luta pelos princípios éticos na política brasileira. Chico está liderando uma coleta de assinaturas para a apresentação de um projeto de origem popular para por um ponto final nessa confusão que é a cessão de legenda partidária para pessoas que já foram condenadas em primeira, segunda e, às vezes, em terceira instância e ainda assim conseguem se eleger e caem no chamado foro privilegiado. Daí para frente vai tudo pra um buraco negro, onde o processo se arrasta por anos e anos e o acusado pode tranquilamente exercer o mandato conquistado por muitos e muitos anos. Não se consegue por um ponto final na questão, uma vez que as leis foram feitas por eles para beneficiá-los de uma maneira cínica e eficiente, porém totalmente ruim para a democracia que se quer c onstruir no Brasil. O argumento que todos sabemos é que se existe ainda algum recurso, a sentença " não transitou em julgado " e por isso todos os direitos estão assegurados. Inclusive o de se candidatar e ser eleito em busca da impunibilidade e a solidariedade corporativa de parlamentares do mesmo jaez. E os cidadãos ficam atônitos, imóveis politicamente, e assistem o suspeito de cometer crimes comuns que vão do peculato ao estupro e o mais comum, a corrupção triunfarem nos parlamentos. Obviamente que ninguém quer cercear o direito de ampla defesa, mas por um limite no excesso de recurso que o político utiliza para manter a sua carreira. E os seus negócios. É bom também que fique claro que se está falando de crimes comuns, capitulados nos códigos, e não no direito a liberdade de expressão e livre pensamento, ou direito de opinião política e parlamentar.

O projeto precisa de um milhão e meio de assinaturas, o Chico Whitaker anuncia que já têm 700 mil. A CNBB e a OAB estão juntas nesse projeto e graças a uma mobilização popular vai ser possível conseguir o mínimo regimental para dar andamento. Não é a primeira vez que isso acontece, a apuração de compra e venda de votos em prazo de 24 horas, durante a campanha eleitoral, foi implantada pelo mesmo método, está valendo e o Chico também esteve à frente do movimento. Esta é uma excelente oportunidade para outras entidades comprometidas com a cidadania, portanto acima de partidos ou de paixões e interesses políticos, ajudem a causa com listas de nomes e assinaturas de eleitores. É o momento que outras igrejas, sindicatos, clubes de serviços como o Rotary, Lyons, ordens maçônicas, centrais sindicais, empresas públicas e privadas, centros acadêmicos, sociedade amigos de bairros, clubes esportivos, enfim, que cada setor organizado da sociedade dê a sua contribuição.

É verdade que apenas esse projeto de iniciativa popular não vai mudar de uma hora para outra os homens que governam em nosso nome o Brasil. Mas ajuda. É um passo no aprimoramento da democracia e isso ocorre de baixo para cima. O modelo de esperar que eles cortem na própria carne, ou dêem um tiro no pé, demonstrou até agora que não funciona. A reforma política está trancada em alguma gaveta do Congresso e cada vez que há pressão para que seja discutida surgem os argumentos mais inócuos para justificar porque não anda. Nem na sua totalidade, nem fatiada. Uma vez é porque é ano de eleição, outra vez é porque não é ano de eleição. Com isso essa oligarquia de privilegiados oriundos de diversas camadas sociais e partidos se cristalizam no poder. A iniciativa cidadã é o projeto de orígem popular, uma vez apresentado o Congresso vai ter que examiná-lo e com isso vai se dificultar a impunidade parlamentar a mão da corrupção. Não é difícil entrar no site da CNBB e dar uma contribuição para ajudar a melhorar o ambiente político. Depende apenas de nós. Heródoto Barbeiro -jornalista TV Cultura/CBN(http://www.herodoto.com.br/)

Link para o artigo: http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/blogdobarbeiro/2009/01/23/l-u-t-a-c-i-d-a-d-a/

2 comentários:

  1. Brasileiros e Brasileiras do meu Brasil, varonil, é com muita redundância e superabundância, que daqui até o pleito eleitoral, as sessões ou cessões de beijos e abraços, cordiais e fraternais, não cessarão, até que a urna diga quem é quem. Olha aí, já iniciou, nos palanques em praças publicas morros, grotões, favelas, jardins, bairros, nobres e pobres, com asfalto e sem asfalto, com pontes e sem pontes, marginais e sem marginais, rodoaneis e sem anéis. É beijos e mais beijos, no pobre e no rico, no amigo e no inimigo, não faltarão beijos e abraços, repito de amigos e inimigos e de TAMANDUÁ, empunhando a BANDEIRA de um Brasil melhor em busca de votos, um a um por estes Brasis afora... Em cidades grandes e pequenas no estado de lá e de cá e acolá.... Deu-se o início do grande amor fraterno por um BRASIL MELHOR . Nos bairros pobres, ricos, adultos e crianças, serão beijados amavelmente pelos candidatos aos cargos eletivos.

    Por Joel Isaias de Oliveira.

    ResponderExcluir
  2. Brasileiros e Brasileiras do meu Brasil, varonil, é com muita redundância e superabundância, que daqui até o pleito eleitoral, as sessões ou cessões de beijos e abraços, cordiais e fraternais, não cessarão, até que a urna diga quem é quem. Olha aí, já iniciou, nos palanques em praças publicas morros, grotões, favelas, jardins, bairros, nobres e pobres, com asfalto e sem asfalto, com pontes e sem pontes, marginais e sem marginais, rodoaneis e sem anéis. É beijos e mais beijos, no pobre e no rico, no amigo e no inimigo, não faltarão beijos e abraços, repito de amigos e inimigos e de TAMANDUÁ, empunhando a BANDEIRA de um Brasil melhor em busca de votos, um a um por estes Brasis afora... Em cidades grandes e pequenas no estado de lá e de cá e acolá.... Deu-se o início do grande amor fraterno por um BRASIL MELHOR . Nos bairros pobres, ricos, adultos e crianças, serão beijados amavelmente pelos candidatos aos cargos eletivos.

    Por Joel Isaias de Oliveira.

    ResponderExcluir