quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Jornal Cantareira edição 104

Movimentos exigem transparência na Câmara municipal paulistana

José Eduardo/Associação Cantareira

Dos 55 vereadores eleitos em cinco de outubro, 71% foram reeleitos para mais quatro anos de mandato, dos 29% muitos já foram em outra oportunidade vereadores ou deputados estaduais e federais, os ‘chamados marinheiros de primeira viagem’ são poucos.

Dentre os reeleitos 30% estão entre o 3º e o 7º mandato. Para os movimentos sociais que acompanham a Câmara Municipal estes são os chamados vereadores vitalícios, afirma Caci do Amaral, do Movimento Contra a Corrupção Eleitoral e da Pastoral de Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.

Caci mostra que esses vereadores têm algumas características em comum. “Todos têm uma produção legislativa com pouco ou nenhum impacto na cidade, isto é, se dedicam a dar nomes de ruas, fazer homenagens. Eles compõem o chamado ‘centrão’, jogam em todos os lados, especialmente do lado...


Veja a versão integral do Jornal Cantareira - edição 104 em www.rebra.org.br e www.cebsuai.org.br

Leia a matéria na íntegra em: http://docs.google.com/Doc?id=dgx3c728_76ctrfbjw4

Um comentário:

  1. Ao Jovem fernando Tossunian.
    Li no Estadão do dia 24/05/2009, matéria referente a campanha contra os "ficha sujas", a qual respeitosamente julgo infantil, pois o eleitorado brasileiro, ainda vende seus votos pra tirar a barriga da miséria, como foi possível constatar nas últimas eleições, diga-se de passagem, vergonhosa e desonesta.
    Eles ainda não tem a devida noção da importância do voto, e vendem seus votos para não perder a oportunidade de ganhar dinheiro.
    A solução é muito simples.
    Acredito que vocês devam se unir e candidatarem a Deputados Federais, para o qual necessitam apenas de 300 mil votos.
    Na câmara existem os deputados da turma da agricultura, outros das igrejas, dos esportes, dos sindicatos, enfim vocês representariam a classe dos ficha limpa.
    Eleitos lutariam inteligentemente com as seguintes bandeiras:
    I- Vereança remunerada somente em cidades com mais de 300 mil habitantes;
    II- Os legisladores somente tem direito a uma única reeleição para o mesmo cargo;
    III- Igual também para os executivos.
    Essas alterações eliminam o excesso de partidos políticos e o fim dos fichas sujas. Os autênticos políticos de mãos limpas voltaram as militâncias partidárias.
    Naturalmente que projetos como este teram apoio total da imprenssa brasileira.
    Jovem Fernando Tossunian, conte comigo, serei seu cabo eleitoral, sou político militante, meu nome é Antonio Pimentel, meu endereço é Rua Souza Soutelo, 227 - Ourinhos/SP - CEP: 19900-110 e para contatos via e-mail deixo o endereço eletrônico de meu filho, que me passará as mensagens pimentelourinhos@gmail.com.

    ResponderExcluir