sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Sugestões para coleta de assinaturas

CAMPANHA FICHA LIMPA – COLETA DE ASSINATURAS

Colher um milhão e meio de assinaturas não é fácil. Na iniciativa popular que resultou na Lei 9840 foi necessário um ano e meio para colher um milhão. Desta vez haverá mais apoio da mídia, mas assim mesmo teremos que trabalhar muito. Ou seja, se quisermos atingir nossa meta em prazo mais curto, não basta colher as assinaturas de parentes, amigos, colegas de trabalho. Isto é o básico necessário. Mas é preciso ir para a rua. Veja abaixo algumas sugestões para quem quiser arregaçar as mangas.

1. Crie na sua organização, paróquia, escola, empresa, um ou mais grupos de três a cinco pessoas dispostas a dar duas horas seguidas, duas vezes por semana, à coleta de assinaturas (basta um compromisso pequeno, mas factível).

2. Cada grupo escolherá seus horários e locais para instalar banquinhas de coleta (dentro das duas horas, duas vezes por semana): onde houver aglomeração ou passagem de muitas pessoas, ou eventos com muito público, ou no horário de entrada ou saída da empresa, repartição ou organização em que cada um trabalhe. Consultar no site da A.D.I. (http://www.intercomunicacao.net/ ) a lista de eventos em que se pode instalar banquinhas. Mande para a ADI ( contato@intercomunicacao.net ) a notícia de eventos que ainda não estejam na lista.

3. Cada pessoa do grupo levará a seu local sua própria banquinha (improvisando como puder). Com isso haverá em cada local três a cinco banquinhas (coletar assinaturas sozinho é mais difícil; vários juntos se estimulam mutuamente).

4. É bom levar também um banquinho para que fique menos cansativo. E um cartaz dizendo, por exemplo: "Se você acha que / só pessoas com ficha limpa / podem ser candidatos / assine aqui / Iniciativa popular de lei". Cinco folhas de papel sulfite A4 com esses dizeres em letra grande, pregados num cabo de vassoura, ou na parede atrás da banquinha, bastam para chamar a atenção dos passantes.

5. As folhas para coletar as assinaturas podem ser obtidas nos sites do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral ( http://www.lei9840.org.br/ ) ou da ADI ( http://www.intercomunicacao.net/ ). Será bom também dispor de copias da pagina de explicação dos objetivos da Campanha e do conteúdo do projeto de lei, para entregar aos interessados e a quem já tenha assinado. Ela pode ser obtida nos mesmos sites.

6. A operação pode se repetir o mais possível no mesmo local - para que os que não tinham consigo o titulo de eleitor possam voltar – ou em outros locais. Organizações desejosas de contribuir para a coleta podem planejar essas operações em diferentes dias e diferentes lugares, com grupos formados com seus membros.

7. Contatar a imprensa (radio, tv, jornais) anunciando a operação e conseguindo que mandem repórteres. Um só jornalista que vá ao local vale a pena.

9. Mandar rapidamente ao MCCE em Brasília (SAS, Quadra 5, lote 2 Bloco N – 1o. andar – Brasilia – 70.438-900) as folhas de assinaturas obtidas.


Este roteiro é uma contribuição da A.D.I – Associação para o Desenvolvimento da Intercomunicação - Av. Faria Lima, 2.369 – 10° andar – cj. 1.010 –São Paulo - CEP 01451-929 - tel: (11) 3813-2772 . E-mail contato@intercomunicacao.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário