quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A VOZ DO CIDADÃO EM AÇÃO, APOIA A CAMPANHA

Fim do segundo turno não é o fim da responsabilidade política de cada cidadão

Vale aqui ressaltar mais uma vez que o processo de participação política dos cidadãos conscientes não pára com a divulgação dos resultados finais das eleições. Serão agora mais 4 anos em que temos o dever de cidadania de acompanhar de perto o que os políticos andam fazendo com o nosso dinheiro. E, mais que isso, temos o dever de lutar pela mais urgente de nossas reformas, a política, para impedirmos que verdadeiros criminosos garantam seu manto de impunidade através de um cargo político.

Muito se fala - felizmente - sobre o projeto de lei de iniciativa popular do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, o MCCE, que pretende mudanças na Lei de Inelegibilidades, de modo que políticos já condenados em primeira instância na Justiça tenham negado o seu registro de candidatura.

Mas temos também aqui uma outra sugestão muito interessante, que vem tentar moralizar a relação que os partidos políticos têm com os seus indicados. Ou seja, não adianta jogar a culpa nos cidadãos eleitores, se as opções que temos para votar são de péssima qualidade; e isso é de responsabilidade exclusiva dos partidos políticos. A idéia, que ora apresentamos a vocês para o devido debate, nos foi enviada pelo professor de filosofia Hamilton Garcia, para ser avaliada no âmbito de uma reforma política. Segundo ele, é preciso que se responsabilize também os partidos pelo comportamento de seus parlamentares. Assim, por exemplo, o partido poderia perder parte do cobiçado fundo partidário e seu tempo de TV sempre que seus parlamentares cometam crimes e não sejam afastados do mandato pelo próprio partido, que segundo inbterpretação do STF é o verdadeiro detentor daquela vaga por expresso consentimento do cidadão eleitor através do voto. Uma idéia para se refletir e passar adiante.

INFELIZMENTE, OS PARTIDOS POLÍTICOS, NÃO ESTÃO NEM
AI, COM SEUS POLÍTICOS DE FICHA SUJA

Enviado por Antonio D'Agrella, de São Paulo, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário